Correio de Carajás

Deputado Chamonzinho quer agilizar campus da Uepa em Parauapebas

Na Assembleia Legislativa, Chamonzinho defende a duplicação da rodovia/ Foto: Ozeas Santos/Alepa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No seu segundo discurso de Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), feito na manhã desta quarta-feira (13), o deputado estadual Wenderson Chamon, o Chamonzinho (MDB) cobrou ações que vão agilizar a implantação de um campus da Universidade do Estado (Uepa), em Parauapebas. Ele quer a conclusão do tramite de uma lei que já está na assembleia e que, aprovada, garantirá o efetivo de servidores do quadro administrativo, técnico e de professores para essa e outras unidades.

Ele destacou que esse assunto é de extrema importância para Parauapebas e os municípios do entorno, como Curionópolis, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, onde um enorme contingente de jovens em idade para o ingresso no Ensino Público Superior tem suas opções diminuídas. Como prova disso citou o fato da própria Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) não ter campus ali.

“Essa democratização do acesso à educação, ao ensino Superior na nossa região sul e sudeste do Pará, ainda é muito precária. E nós precisamos mudar essa balança, criar um equilíbrio. A Uepa ainda não foi instalada em Parauapebas justamente pela não conclusão desse projeto aqui na Casa.

Leia mais:

ANDAMENTO
O apelo de Chamonzinho é à comissão de Finanças e Orçamento da Alepa aonde está o projeto de Lei 138/2018, que trata da criação e ampliação do Plano de Cargos e Salários da Uepa. Tal aprovação é aguardada para que a instituição coloque em prática a sua expansão.

A isso, o deputado Eliel Faustino, que foi relator do assunto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano passado, pediu um aparte e explicou que o motivo do atraso seria o fato do projeto criar novos cargos (DAS) e, por ser 2018 um ano eleitoral, poderia causar problemas.

Destacou que o projeto foi reenviado para o Poder Executivo, que promoveu uma nova redação.

Chamonzinho, agradeceu ao colega e insistiu que a Casa precisa dar celeridade à tramitação desse tema, sob pena de continuar privando os estudantes da região de Carajás desse importante avanço.

“A amplitude do raio de ação e de atuação física da UEPA nessa região, alcançará aproximadamente 296.000 pessoas (fonte: IBGE/estimada 2018), se considerarmos apenas as populações desses municípios. O que vem ao encontro de antigos anseios e da comunidade regional, para que o acesso ao ensino superior, público e gratuito, seja ali garantido e disponibilizado. E estamos muito próximos desse objetivo”, destacou.

O deputado Informou, ainda que a UEPA tem em seu planejamento, desde 2015, a abertura de vagas nos cursos de enfermagem, fisioterapia, educação física (licenciatura e bacharelado), engenharia de alimentos e tecnologia de sistemas, todos a serem sediados em Parauapebas.

A Prefeitura de Parauapebas celebrou com a VALE um convênio de cooperação financeira no valor global de 20 milhões de reais que serão destinados pela Empresa à Prefeitura, para as ações de construção das instalações físicas do futuro campus da UEPA, dentre outras providências.

“Por estas razões tão relevantes, uso desta Tribuna para conclamá-los, nobres pares, a aderirem à causa aqui manifestada, apelando especialmente aos membros da Comissão de Orçamento e Finanças desta Casa, para que se ultime a apreciação dessa matéria, em prol do interesse da descentralização da educação pública de nível superior do Estado do Pará, em benefício de nossa população”, encerrou Chamonzinho. (Da Redação)

Mais

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

Estados e municípios poderão utilizar saldos de fundos de saúde

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei complementar que estende até o fim de 2021 a autorização concedida a estados,…
Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Senadores avaliam semana da CPI da Pandemia como positiva

Os senadores avaliaram de forma positiva a primeira semana de oitivas da CPI da Pandemia. Foram ouvidos os ex-ministros da…
Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

Brasil precisa fortalecer produção de insumos, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia…
Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Queiroga diz que enfrentamento à pandemia requer união de forças

Em depoimento nesta quinta-feira (6) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo…
Teich diz que deixou cargo por falta de autonomia e por não aceitar cloroquina

Teich diz que deixou cargo por falta de autonomia e por não aceitar cloroquina

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich disse nesta quarta-feira (5) em depoimento à CPI da Pandemia que deixou o governo…
Bolsonaro defende liberdade e cogita decreto de livre circulação

Bolsonaro defende liberdade e cogita decreto de livre circulação

Em discurso hoje (5) em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as manifestações ocorridas no 1º de…