A Central do Disque Denúncia Sudeste do Pará divulgou nesta semana o balanço de denúncias recebidas na central no primeiro semestre de 2018. Ao todo, foram registradas 2.933 denúncias e 2.399 atendimentos somente nos primeiros seis meses deste ano, revelando um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.
Somando os atendimentos e denúncias, o número sobe para 5.329 ligações na primeira parte do ano. Os bairros mais denunciados nesse período encontram-se no Núcleo Nova Marabá, que soma 42% das chamadas, liderando o ranking. Em seguida, aparecem Velha Marabá (13%) e Residencial Tiradentes (8%).
Leia mais:Em Parauapebas, os bairros que lideram o número de denúncias são Cidade Jardim (7%), Rio Verde (6%) e Da Paz (6%). Dente os crimes mais denunciados neste ano, encontram-se tráfico de drogas, poluição sonora e roubo e furto a transeuntes.
De acordo com o Disque Denúncia, no primeiro semestre a entidade auxiliou na localização de 16 pessoas que estavam desaparecidas, ajudou a recapturar duas pessoas foragidas, além de auxiliar a polícia na apreensão de drogas.
Ao todo, foram 1.299 pedras de crack, 543 papelotes de maconha, outros três quilos da mesma droga e mais 49 tabletes da erva. Foram presos, com apoio das denúncias, 102 criminosos. O órgão ressalta que o lançamento do aplicativo Whatsapp (94) 98198-3350, vem contribuindo efetivamente para aumento do número de denúncias.
Do total de denúncias recebidas pela central neste ano, 31% chegaram por meio do aplicativo. Além disso, recentemente também foi lançado aplicativo próprio do Disque Denúncia, que já resultou em aumento de 9% no número denúncias. (Luciana Marschall – com informações de Disque Denúncia Sudeste do Pará)