Correio de Carajás

DENUNCIA: Cães morrem por maus tratos no Zoonoses de São Geraldo

Animais resgatados das ruas de São Geraldo são levados ao Zoonoses, alvo de denúncias/ Foto: Divulgação

O Portal Correio de Carajás recebeu uma grave denúncia envolvendo o Centro de Zoonoses do município de São Geraldo do Araguaia. Possivelmente, cachorros que são resgatados das ruas estão morrendo por maus tratos, quando deveriam estar recebendo cuidados.

Eudecio Gomes do Rego, que trabalha na defesa de animais, relata que ficou estarrecido ao tomar conhecimento de como os animais estão sendo tratados no local. “O que mais dói nesse fato é que esses maus tratos estão sendo feitos por quem é pago, com dinheiro púbico, para cuidar”, lamenta.

Nas fotos, que circulam nos grupos de WhatsApp, é possível ver animais totalmente debilitados – segundo o denunciante tem até cachorro morto – junto com animais sadios. Na imagem aparece uma vasilha de água e outra de ração. Contudo, a triste cena de três animais deitados, aparentemente mortos, gerou revolta nas redes sociais, principalmente naquela região.

Leia mais:

Ao divulgar a situação dos animais, Eudecio afirma que recebeu intimidações por parte de alguns profissionais da prefeitura.

A reportagem entrou em contato com a coordenadora do Centro de Zoonoses de São Geraldo, Leila Rodrigues. Ela informou que os animais que aparecem nas fotos estão doentes e foram entregues pelos donos. “Não estavam mortos e nem maltratados. Estavam esperando a avaliação da veterinária”, alega, ressaltando que a porta do canil foi arrombada para que a pessoa tirasse as fotos que foram divulgadas. (Ana Mangas)