Em tempos de pandemia e isolamento social, datas importantes como Dia das Mães não foram esquecidas este ano. Apesar do que muitos comentam, 2020 ainda será um ano de muitas adaptações, e saber comemorar de forma consciente é o grande desafio, principalmente para lojistas.
A vontade de presentear as mães persistiu, apesar do isolamento social e fechamento do comércio pelos decretos municipais e estaduais. Graças aos estabelecimentos que mantiveram as opções de delivery e recebimento de encomendas, há opções para quem não quer deixar de tornar essa data especial.
No geral, os comerciantes não fizeram nada de muito diferente para receber a demanda do Dia das Mães. A empreendedora Rayane Munaldi, proprietária da Bela Dondoca no segmento de moda feminina, observa que desde o início da pandemia estava adaptando seu negócio para o serviço de entrega, através das divulgações nas redes sociais.
Leia mais:“Continuei realizando os serviços de entrega e só da semana que vem para essa, tivemos cerca de 20 pedidos, especialmente para presentear as mães. As pessoas continuam me contatando pelas redes sociais da loja e solicitando nossos produtos”, diz Rayane.
E com o isolamento social, houve uma preferência maior em um determinado tipo de peças de roupa. “Como as pessoas estão evitando sair, a maior procura foi por roupas casuais, para ficar em casa, como shorts e blusas simples. É uma consequência normal diante da situação que estamos vivendo, com as pessoas isoladas em casa”, explica Rayane.
Outro segmento que tem tido muitas buscas é o de variedades. As mães mais modernas trocaram a preferência de um sapato por uma caixa de som portátil, por exemplo. O gerente das lojas Ching Ling Variedades, Bruno Castro, conta que estão trabalhando com o serviço de entrega e/ou retirada na loja, e houve buscas no setor de eletrônicos.
“Chegou a empatar com as bolsas. Nós recebemos muitas encomendas delas, tanto que acabou todo o estoque na terça-feira, dia 5. Mas há muita procura por caixas de som, fones de ouvido, rádios e outros eletrônicos para as mães. A tecnologia está aí e elas seguiram a modernidade”, ressalta Bruno.
FLORES CAEM BEM SEMPRE
Flores são sempre tradicionais no Dia das Mães, e com o isolamento social, essa parece estar sendo a opção mais procurada pelos filhos e esposos. No caso de Rosângela Lima, proprietária da Floricultura Bambu, o serviço delivery já fazia parte das opções fornecidas aos clientes, logo, não houve muita mudança nas atividades desse ano.
“Os clientes podem conferir em nossas redes sociais as opções que temos para a data, além dos buques, que são clássicos, também temos cestas de café da manhã e balões personalizados. A entrega é feita até mesmo no domingo, 10, para quem deseja surpreender as mamães logo cedo”, explica Rosângela.
Claro que as rosas vermelhas ocupam o primeiro lugar no ranking dos produtos mais procurados na floricultura Bambu, mas também há quem deseje fazer algo a mais.
“As cestas de café da manhã, por exemplo, estão disponíveis em três tamanhos, contendo 19, 29, e 36 itens. Entre os produtos que vão na cesta estão os bolos, pães, presunto, queijo, frutas, iogurte, biscoitos, sucos etc. Cada tamanho vem uma quantidade e variedade maior desses itens”, diz comerciante.
Devido aos decretos de bloqueio de entradas e saídas de municípios e estados, Rosângela também conta que pessoas de outras regiões e países têm procurado seus produtos por conta da opção delivery.
“Pessoas de São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, até mesmo Estados Unidos e Espanha, entraram em contato comigo para fazer os pedidos de entregas, já que as mães vivem em Marabá. Essa é uma ótima opção para quem não vive em Marabá e de alguma forma deseja presentear as mães. Nós ficamos felizes de possibilitar isso aos clientes de fora”, celebra Rosângela, agradecida. (Zeus Bandeira)