Na manhã desta terça (8), ocorreu em Marabá a aula inaugural do Curso de Adaptação e Graduação de Sargentos (CGS), da Polícia Militar do Pará, que prepara cabos para a promoção a 3º sargento.
A primeira aula dos futuros sargentos foi ministrada pelo superintendente de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegado Vinicius Cardoso das Neves. A cerimônia foi realizada no auditório da agência Sicredi, na Folha 32, no Núcleo Nova Marabá.
O delegado destaca que a função do sargento é considerada extremamente importante no organograma da Polícia Militar por ser o elo entre a tropa e o comando. “Esses policiais são os primeiros comandantes a atenderem as ocorrências, eles estão nas viaturas e atendem os chamados”, destaca.
Leia mais:

A aula foi voltada a temas atuais e que aparecem frequentemente no dia a dia dos sargentos, como cadeia de custódia, preservação de local de crime e de provas, cumprimento da legalidade e defesa de direitos fundamentais. “São matérias extremamente importantes para o exercício policial. Esses policiais, agora sargentos, irão levar isso para sua atividade nas ruas, nos patrulhamentos e policiamento preventivo”, informa o superintendente.
Cardoso destaca que a formação é importante, inclusive, para preparar os militares em relação ao respeito às garantias de direitos humanos e integridade das vítimas e também dos autores de crimes.
O coronel Batista, comandante de Policiamento Regional (CPR) II, informou que ao longo da carreira policial os servidores fazem várias capacitações, incluindo a adaptação e graduação de sargento. Neste treinamento, são reforçados ensinamentos sobre legislação, treino policial, abordagens, fundamentos legais, leis especiais, gerenciamento de crise e ocorrências de natureza sensível.
“O curso pretende fazer com que os policiais fiquem adaptados a novas realidades operacionais e de legislação, e que, principalmente, deem continuidade nas carreiras deles, já que o curso é pré-requisito para as outras promoções”, afirma, acrescentando que o objetivo é oferecer à sociedade um serviço de excelência. “A gente busca um policial preparado, capacitado, que tende a preservar vidas, aplicar a ordem e priorizar os direitos das pessoas porque a própria sociedade exige isso”.
Durante a cerimônia, a Polícia Militar em Marabá recebeu um novo lote de tasers, armamentos neuromusculares que irão auxiliar os policiais militares em ocorrências de maior sensibilidade, principalmente aquelas que envolvem pessoas que estão desequilibradas.
(Da Redação – com informações de Evangelista Rocha)