Correio de Carajás

Delegado de Marabá rastreia novo golpe aplicado pelo WhatsApp

Delegado Marcio Maio explica como o golpe é aplicado pelos estelionatários / Foto: Screenshot
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um novo golpe praticado através do aplicativo WhatsApp vem sendo investigado pela Polícia Civil de Marabá, onde um estelionatário adquire um chip, cria uma conta no aplicativo utilizando uma foto de algum parente ou amigo da vítima, e entra em contato com ela para pedir dinheiro via transferência bancária, se passando pela outra pessoa.

Segundo o delegado Márcio Maio, os golpistas não fazem a clonagem do número ou a utilização do contato original do amigo ou parente da vítima, “eles simplesmente compram o chip de um número diferente e se fazem passar por esse contato, começam a dizer que estão precisando de ajuda e pedem a transferência de dinheiro para determinadas contas bancárias”, explica.

Algumas vítimas não desconfiam da mudança do número da pessoa, caso ela já tivesse um perfil no WhatsApp, e acabam caindo no golpe. Geralmente, as vítimas são pessoas leigas e idosas.

Leia mais:

Ainda de acordo com o delegado, uma boa parte dos estelionatários envolvidos nesse golpe não é de Marabá. “São pessoas de cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia e outros municípios do Mato Grosso. A PC do Pará está em contato com a PC desses estados para juntos coibirmos a ação desses golpistas”, diz Márcio.

Como recomendação, o delegado pede à população que utiliza o aplicativo, para que sempre confira a foto e o número telefônico das pessoas que entram em contato, para evitar cair no golpe.

Caso tenha sido vítima de um golpe como esse, é recomendado ir até a delegacia imediatamente para elaboração de um Boletim de Ocorrência, com o máximo de detalhes possíveis, para que a autoridade policial possa descobrir quem está por trás do crime. (Zeus Bandeira)

Comentários

Mais

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…
Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Entre os crimes registrados em Marabá está semana está o assassinato de Gabriel da Silva Ribeiro, de 24 anos. Ele…
Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Parauapebas presenciou, na última quarta-feira (15), uma cena de terror: cinco corpos foram encontrados Às proximidades do bairro Vila Nova,…
Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores da Folha 8, Núcleo Nova Marabá, encontraram próximo ao Rio Tocantins um corpo, do sexo masculino, já em estado…
Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, de prenome Elias, se chocou…