Correio de Carajás

Delegacia Geral debate questões com servidores da Polícia Civil no sudeste do Pará

Delegacia Geral debate questões com servidores da Polícia Civil no sudeste do Pará

O delegado-geral Alberto Teixeira, da Polícia Civil, se reuniu na manhã de hoje, quinta-feira (5), com servidores da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. O encontro, informou à imprensa, teve como objetivo a aproximação entre a gestão e quem exerce a função de polícia administrativa na ponta, junto à sociedade.

“Vamos conversar com todos os diretores de seccionais e titulares de delegacias, assim como escrivães, investigadores e agentes administrativos para, conhecendo os seus problemas, possamos chegar a uma forma de equacioná-los, mostrando nosso plano de instituição e onde a Polícia Civil quer chegar”, declarou.

Conforme o delegado, a Polícia Civil precisa pensar em unir todas as frentes em uma mesma ação para que se fortaleça no Estado do Pará. “Diga-se, de passagem, que a Polícia Civil do estado, desde o início do ano, de forma ininterrupta, tem feito muitas ações. Tenho certeza absoluta da importância dela para paz social do nosso estado”.

Leia mais:

Durante a entrevista, ele falou também da ação de cidadania com prestação de diversos serviços socioassistenciais desenvolvida pela Coordenação das Ações de Polícia Comunitária da Polícia Civil do Pará, pela qual estão sendo emitidas 4 mil carteiras de identidade nesta semana, no Centro de Convenções.

“São 4 mil carteiras de identidade e atingindo até as localidades próximas, além de Marabá, o que é muito importante já que a gente oportuniza que o cidadão tenha a carteira de identidade, direito que possui”, diz, acrescentando que há um passivo muito grande nessa questão na região.

De forma paralela, destaca, a Polícia Civil desenvolveu outras ações de aproximação com a comunidade. “Como teríamos muitas pessoas frequentando o Centro de Convenções aproveitamos para interagir com as pessoas prestando serviços da Delegacia da Mulher, emissão de Certidão de Nascimento, CTPS, a Defensoria Pública fez várias ações… para quebrar o paradigma de polícia que só faz repressão, mas também ser polícia que quer a comunidade próxima e com ela interagir”, disse.

O delegado-geral destaca que uma nova forma de ação da atual gestão está ligada à itinerância, seguindo os moldes do atual governador, Helder Barbalho, que está desenvolvendo o governo itinerante em várias regiões. “Iniciamos na capital do estado, onde várias delegacias foram atendidas, e agora estamos seguindo para o interior do estado, onde a primeira parada é a região da Superintendência de Marabá”, explicou. (Luciana Marschall – com informações de Evangelista Rocha)