Correio de Carajás

Delegacia da Mulher terá plantão de fim de semana

A DEAM de Marabá funciona no ProPaz, na Avenida Espírito Santo, bairro do Amapá/ Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A partir de sábado (24), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) vão funcionar em plantão de 24 horas, aos finais de semana. A iniciativa da Polícia Civil é uma resposta a pedidos que vinham sendo feitos pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDIM), que vem lutando para conseguir o funcionamento 24 horas das delegacias especializadas, que funcionam no ProPaz, bairro Amapá, Cidade Nova.

Mesmo com todas as ações de prevenção que vêm sendo realizadas em âmbito nacional, mais de 300 inquéritos foram abertos no primeiro semestre relacionados à violência doméstica, e no ano passado foram mais de 400.

Representantes do COMDIM mantiveram audiência com o secretário de Segurança/ Foto: Divulgação

Em ofício entregue pessoalmente, no dia 29 do mês passado, ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, o COMDIM manteve audiência com Ualame e justificou o pedido explicando que é grande o volume de ocorrências de violência contra a mulher em Marabá, notadamente aos finais de semana.

Leia mais:

Em resposta ao último ofício do COMDIM, já neste mês de outubro, o secretário Ualame Machado explica que o número de agentes públicos ainda não é o ideal para o número que seria necessário para garantir o funcionamento da DEAM e DEACA em escala de 24 horas por dia e, enquanto não for realizado um novo concurso, isso não será possível. Mas ele apontou uma solução.

Em ofício, ele explica que, dada a complexidade da questão, a Polícia Civil, “em caráter de urgência e extraordinária medida, implementará plantões de 24h de funcionamento da unidade policial especializada, a fim de suprir o atendimento”.

Ao final do encontro o resultado foi positivo: haverá plantão aos finais de semana

A presidente em exercício do COMDIM, advogada Kellen Noceti Servilha Almeida, destacou coque foi importante a audiência com o secretário. “Nós tivemos a oportunidade de conversar, de alinharmos, de falarmos a necessidade de Marabá ter essa delegacia funcionando 24 horas”, explica.

“Essa é uma conquista importante para o nosso conselho, para o nosso município de Marabá. Tivemos a honra de estarmos com o secretário de Segurança Pública e de receber dele esse atendimento ao nosso ofício, porque nosso trabalho do COMDIM é de valorização e autonomia da mulher, mas a nossa maior preocupação é reduzir os índices de violência contra a mulher, porque sabemos que a violência doméstica é um risco social, suas consequências são catastróficas porque tem reflexos na sociedade”, argumenta.

Polícia Civil

Por outro lado, o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Thiago Carneiro Rodrigues, observa que esta ação, que se inicia agora, foi uma conquista das mulheres de Marabá, que terão um atendimento especializado aos finais de semana. “Esperamos, com isso, além de dar o melhor atendimento às vítimas de violência doméstica e também diminuir as demandas que temos na Seccional, nos plantões do fim de semana”, explica o policial.

De fato, os casos de violência doméstica seguidos de embriaguez ao volante representam a maior quantidade dos casos de flagrante nos finais de semana em Marabá e, como não há plantão, os casos são levados para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

SAIBA MAIS

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil fará uma coletiva, às 9h da manhã, para falar sobre o funcionamento da DEAM e DEACA de Marabá nos finais de semana.

(Chagas Filho)

Comentários

Mais

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Papagaio entoa um “socorro, ladrão“ e suspeito é preso

Um caso inusitado foi registrado na região nordeste do Pará na manhã deste sábado (12). Um papagaio gritou pega ladrão,…
Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

Passeata pedirá justiça para mortes de Vanuza e Jacsiane

No próximo dia 29, haverá uma grande manifestação, a partir das 16h30, pedindo celeridade na investigação do assassinato de Vanuza…
Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Corpo de bombeiro desaparecido é achado em Ananindeua

Foi encontrado, na tarde desta sexta-feira (11), o corpo do bombeiro militar Allan Tadeu Neco Veira  em uma área de mata…
Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Garimpeiros atacam ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga para Brasília

Na manhã da última quarta-feira, 9, um ônibus que transportava lideranças indígenas de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, para Brasília…
Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Jovem morta em acidente será sepultada em Tucuruí

Foi trasladado na tarde desta sexta-feira (11) o corpo de Lindinês dos Santos Trindade para a cidade de Tucuruí, onde…
Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Bitrem atropela jovem que estava em motocicleta próximo ao Km 6

Por volta das 5h manhã desta sexta-feira (11), Lindinês dos Santos, 23 anos, perdeu a vida em um trágico acidente…