Correio de Carajás

Delegacia da Mulher terá plantão de fim de semana

A partir de sábado (24), a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) vão funcionar em plantão de 24 horas, aos finais de semana. A iniciativa da Polícia Civil é uma resposta a pedidos que vinham sendo feitos pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDIM), que vem lutando para conseguir o funcionamento 24 horas das delegacias especializadas, que funcionam no ProPaz, bairro Amapá, Cidade Nova.

Mesmo com todas as ações de prevenção que vêm sendo realizadas em âmbito nacional, mais de 300 inquéritos foram abertos no primeiro semestre relacionados à violência doméstica, e no ano passado foram mais de 400.

Representantes do COMDIM mantiveram audiência com o secretário de Segurança/ Foto: Divulgação

Em ofício entregue pessoalmente, no dia 29 do mês passado, ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, o COMDIM manteve audiência com Ualame e justificou o pedido explicando que é grande o volume de ocorrências de violência contra a mulher em Marabá, notadamente aos finais de semana.

Leia mais:

Em resposta ao último ofício do COMDIM, já neste mês de outubro, o secretário Ualame Machado explica que o número de agentes públicos ainda não é o ideal para o número que seria necessário para garantir o funcionamento da DEAM e DEACA em escala de 24 horas por dia e, enquanto não for realizado um novo concurso, isso não será possível. Mas ele apontou uma solução.

Em ofício, ele explica que, dada a complexidade da questão, a Polícia Civil, “em caráter de urgência e extraordinária medida, implementará plantões de 24h de funcionamento da unidade policial especializada, a fim de suprir o atendimento”.

Ao final do encontro o resultado foi positivo: haverá plantão aos finais de semana

A presidente em exercício do COMDIM, advogada Kellen Noceti Servilha Almeida, destacou coque foi importante a audiência com o secretário. “Nós tivemos a oportunidade de conversar, de alinharmos, de falarmos a necessidade de Marabá ter essa delegacia funcionando 24 horas”, explica.

“Essa é uma conquista importante para o nosso conselho, para o nosso município de Marabá. Tivemos a honra de estarmos com o secretário de Segurança Pública e de receber dele esse atendimento ao nosso ofício, porque nosso trabalho do COMDIM é de valorização e autonomia da mulher, mas a nossa maior preocupação é reduzir os índices de violência contra a mulher, porque sabemos que a violência doméstica é um risco social, suas consequências são catastróficas porque tem reflexos na sociedade”, argumenta.

Polícia Civil

Por outro lado, o superintendente regional de Polícia Civil, delegado Thiago Carneiro Rodrigues, observa que esta ação, que se inicia agora, foi uma conquista das mulheres de Marabá, que terão um atendimento especializado aos finais de semana. “Esperamos, com isso, além de dar o melhor atendimento às vítimas de violência doméstica e também diminuir as demandas que temos na Seccional, nos plantões do fim de semana”, explica o policial.

De fato, os casos de violência doméstica seguidos de embriaguez ao volante representam a maior quantidade dos casos de flagrante nos finais de semana em Marabá e, como não há plantão, os casos são levados para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

SAIBA MAIS

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil fará uma coletiva, às 9h da manhã, para falar sobre o funcionamento da DEAM e DEACA de Marabá nos finais de semana.

(Chagas Filho)