Correio de Carajás

Definida a agenda para discussão dos recursos hídricos. Marabá recebe audiência em dezembro

Definida a agenda para discussão dos recursos hídricos. Marabá recebe audiência em dezembro

Foram definidas para novembro e dezembro, pelo Governo do Estado do Pará, as datas para a segunda rodada de consultas públicas para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Desta vez, as consultas serão voltadas ao prognóstico das macrorregiões hidrográficas do estado, nos municípios polos de Santarém, Altamira, Belém e Marabá, onde serão apresentadas projeções sobre o futuro dos recursos hídricos baseados no cenário atual.

Em Marabá, a audiência acontece no dia 3 de dezembro, na Unidade I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na Folha 31, Nova Marabá. A reunião irá tratar da Macro Região Tocantins-Araguaia, que engloba o município sede e Oeiras do Pará, Itupiranga, Novo Repartimento, Nova Ipixuna, Jacundá, Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Eldorado do Carajás, Piçarra, Curionópolis, Parauapebas, Sapucaia, Canaã do Carajás, Xinguara, Água Azul do Norte, Rio Maria, Floresta do Araguaia, Pau d’ Arco, Redenção, Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Novo Repartimento, Breu Branco, Baião, Mocajuba, Igarapé-Miri e Cametá.

Este planejamento articulada as variáveis que poderão refletir diretamente nos usos dos recursos hídricos, quantitativos e qualitativos, nos próximos 20 anos. O PERH tem como objetivo nortear as ações do estado na gerência dos recursos hídricos e auxiliá-lo na tomada de decisão de forma participativa e transparente.

Leia mais:

No polo de Santarém (Macrorregião Hidrográfica Tapajós) a audiência acontece no dia 21 de novembro. Em Altamira (Macrorregião Hidrográfica do Xingu) no dia 27. Em Belém (Macrorregião Hidrográfica Costa Atlântica Nordeste e Macrorregião Hidrográfica Portel-Marajó) em 5 de dezembro.

Sugestões técnicas e contribuições de especialistas nas áreas hidrológicas podem ser encaminhadas durante as consultas presenciais e também online para o e-mail [email protected], durante todo o período de elaboração do PERH, até meados de 2020. (Luciana Marschall – com informações de Agência Pará)