Correio de Carajás

Defesa Civil realiza exercício simulado contra desastres

Neste final de semana foi realizado no Morro do Macaco, local próximo ao Bairro Liberdade, em Parauapebas, um exercício simulado de medidas a serem tomadas no caso de um desastre natural em área de risco. O evento teve início no começo do sábado (6) e é parte do Plancon, o Plano de Contingenciamento Municipal, que tem como objetivo mitigar os efeitos de eventos catastróficos no município, sejam eles naturais ou antrópicos.

O exercício contou com autarquias que tem papel ativo no Plancon: Defesa Civil Municipal, 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal de Parauapebas e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Centro de Perícia Científicas Renato Chaves. A população moradora do entorno do Morro do Macaco também esteve envolvida na execução do exercício.

Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, o secretário de Segurança Institucional Denis Assunção disse que é crucial para uma cidade como Parauapebas, que tem um crescimento acelerado e por conta disso acaba tendo parte da população morando em situação de risco, ter uma iniciativa como o Plancon.

Leia mais:

“Essa situação pode ocasionar para nós, a qualquer momento, uma emergência; o Plano de Contingência é um norte para que a prefeitura possa agir com antecedência em qualquer situação de deslizamento, chuvas ou eventos dessa natureza. Esse exercício é um ensaio para termos definidas as ações para essas situações” disse Denis.

Jailson Sousa, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, também cedeu entrevista ao Portal Correio de Carajás. Ele fez uma avaliação do exercício simulado, afirmando que tiveram “erros e acertos, aspectos bons e ruins, mas que o treinamento funciona para mostrar onde você está errando, para que você venha a corrigir e chegar a excelência”.

O evento contou com um simulado completo, até mesmo com o endereçamento das atualizações do estado de saúde dos civis para com a imprensa e a transferência das supostas vítimas do desastre para o Hospital Geral de Parauapebas. Agora, as autoridades de defesa civil envolvidas no Plancon ficam de sobreaviso, ao que a região se prepara para entrar no seu período mais chuvoso. (Juliano Corrêa)