O engenheiro eletricista marabaense Carlos Ribeiro Correia Neto acaba de ser nomeado novo coordenador-geral da Defesa Civil Nacional. A portaria do Ministério da Integração Nacional com esta providência foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 9 de agosto e ele tomou posse ontem (17). O órgão é um dos mais importantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está dentro de um orçamento bilionário, da ordem de R$ 1,48 bilhão apenas em 2017. Só em 2018, a secretaria já investiu R$ 970 milhões em ações de Defesa Civil no Brasil.
A secretaria é distribuída em três grandes divisões: no pré-desastre – Diretoria de Prevenção e Preparação (DPP); no desastre – Diretoria de Resposta à Desastres e no pós-desastres – Diretoria de Reabilitação e Reconstrução (DRR). É à frente da primeira que Carlos Correia vai trabalhar, em ações que são de vital importância para o País.
O Departamento de Prevenção e Preparação formula e define as diretrizes gerais relacionadas com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; desenvolve e implementa planos, programas, projetos e estudos de prevenção e de preparação relacionados com gerenciamento de riscos e desastres; promove o desenvolvimento de estudos relacionados com a identificação, a avaliação e o mapeamento de riscos de desastres, com a elaboração de mapas de áreas de risco.
Leia mais:“Além disso, o departamento promove e orienta, em articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a organização e a implementação de órgãos de proteção e defesa civil. Está na nossa responsabilidade o planejamento para a atuação de proteção e defesa civil, por meio de planos diretores, preventivos, de contingência, de operação e plurianuais”, explica.
Carlos Neto tem 38 anos, pertence às famílias Ribeiro e Rocha de Marabá, sendo um dos netos do veterano comerciante Onildo Rocha. Teve sua formação acadêmica em Brasília e já trabalhou aqui na terrinha na Secretaria de Viação e Obras Públicas da Prefeitura de Marabá em 2016, antes disso na Leolar, Brasil Telecom e Telemar. Atualmente ele estava trabalhando pela Empresa Concremat Engenharia, gerenciadora da Obra da Transposição do Rio São Francisco. É pós-graduado em Redes de Transmissão de Dados e cursa MBA em Projeto, Execução e Controle de Engenharia Elétrica.
“Já vínhamos dando apoio à Defesa Civil e ao Ministério da Integração e essa possibilidade de estar na coordenação nacional é um grande desafio, o qual vamos encarar com responsabilidade e foco na missão desse importante departamento”, disse ao CORREIO, o agora coordenador nacional. (Da Redação)