A possível contaminação das águas do Rio Tocantins por ácido sulfúrico pode atingir Marabá, assim como todas as cidades ao longo do rio no Maranhão e no Pará. O alerta foi realizado nesta manhã de segunda-feira (23) pela Defesa Civil municipal. A preocupação das autoridades tem relação com o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek no domingo, em Estreito (MA), sendo que dois dos caminhões que caíram no rio transportavam produtos químicos, sendo um deles carga de ácido sulfúrico.
Comunidades situadas às margens do Tocantins foram orientadas a evitar qualquer contato com a água do rio, devido ao risco de reações químicas graves que podem causar queimaduras, intoxicações e outros problemas de saúde. “Solicitamos a todos os moradores e comunidades situadas as margens do rio Tocantins que evitem qualquer contato com a água do rio”, diz o comunicado de alerta.
O informe ainda avisa que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e outras autoridades estão monitorando e avaliando a situação. A recomendação é que a população aguarde novas orientações oficiais antes de utilizar a água do rio para qualquer finalidade.
Leia mais:A Defesa Civil reforça que a segurança da comunidade é prioridade neste momento crítico e pede a colaboração de todos. Informações e atualizações podem ser obtidas pelo número (94) 99179-7173.
A situação segue em avaliação, e as autoridades destacam a importância instruções das equipes de emergência.
Entenda
Segundo informações do Brasil Escola, “o ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos”.
Ainda de acordo com o site, “os vapores liberados pelo ácido sulfúrico também são bastante prejudiciais, principalmente se inalados em grandes quantidades, provocando irritação dos olhos e das vias respiratórias”. (Milla Andrade)
(Milla Andrade)