Correio de Carajás

Defensoria inova com palestras no hall de espera

Defensoria inova com palestras no hall de espera

Quem procura atendimento na Defensoria Pública em Marabá agora recebe importantes dicas jurídicas enquanto aguarda na recepção. A equipe de defensores iniciou no último dia 1º o projeto “Bate papo com o assistido”, que segundo o defensor Alysson Castro, tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada pelo órgão. “É uma forma de humanizar o atendimento porque ao final de cada bate papo será servido um café da manhã como um gesto simbólico de aproximação entre o defensor e a população, que tanto precisa de orientação”, explicou, informando que a ideia surgiu em uma conversa com os colegas que atuam no município.

São 10 defensores atuando só em Marabá, além dos outros dois que atuam em Rondon do Pará e em São Geraldo do Araguaia, municípios que também fazem parte da Regional Carajás, totalizando 12 defensores que irão participar de maneira alternada dessa iniciativa de levar informação ao público.

A primeira palestra tratou sobre violência doméstica e familiar e foi ministrada pelo defensor público Alysson Castro, que informou que no próximo dia 29 haverá mais um momento como este e que o tema abordado será a evolução histórica da Defensoria Pública.

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A coordenadora da Regional de Carajás, Gisele Vieira Brasil Batista Farias, que também estava presente na primeira palestra, informou que desde quando assumiu, em dezembro de 2018, a prioridade tem sido reduzir o tempo de espera do público, por isso hoje quem procura a Defensoria consegue agendar o atendimento para o mês seguinte ao invés de esperar longos nove meses, como acontecia antes.

Questionada pela reportagem do Correio acerca da estrutura existente em Marabá, Gisele respondeu que o novo prédio, inaugurado em novembro de 2018 no Bairro Amapá, melhorou bastante o suporte porque agora o espaço é totalmente adequado, mas que a localização fez que com que a demanda aumentasse e mesmo contando com 18 estagiários da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e com quatro servidores cedidos pela Prefeitura de Marabá, há um grande volume de processos.

“A título de exemplo o Tribunal de Justiça conta com mais ou menos 10% do orçamento da despesa corrente líquida do estado, o Ministério Público tem cerca de 5% e a gente só tem 1.64%. Então, nisso a gente vê a diferença de estrutura e de capacidade de pessoal. É claro que se a gente tivesse um orçamento maior a gente conseguiria contratar mais defensores, fazer mais atendimentos e estar presente em todas as comarcas, além de contratar mais servidores porque hoje a gente conta com o apoio da prefeitura que cede os servidores pra gente e isso é muito importante pra desenvolver o nosso trabalho”, disse.

BALCÃO DE DIREITO

A equipe da Defensoria Pública Regional de Carajás realiza atendimentos para emissão de RG, CPF, carteira de trabalho e segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além de orientações jurídicas. O serviço que está sendo realizado na Escola Heloísa de Sousa Castro, no Bairro Laranjeiras, teve início na segunda-feira (4) e encerra nesta terça-feira (5). São ao todo 200 senhas para emissão de RG e 150 para emissão de carteira de trabalho. Os atendimentos iniciam às 8h e vão até às 16h. (Fabiane Barbosa e Josseli Carvalho)