Quem procura atendimento na Defensoria Pública em Marabá agora recebe importantes dicas jurídicas enquanto aguarda na recepção. A equipe de defensores iniciou no último dia 1º o projeto “Bate papo com o assistido”, que segundo o defensor Alysson Castro, tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada pelo órgão. “É uma forma de humanizar o atendimento porque ao final de cada bate papo será servido um café da manhã como um gesto simbólico de aproximação entre o defensor e a população, que tanto precisa de orientação”, explicou, informando que a ideia surgiu em uma conversa com os colegas que atuam no município.
São 10 defensores atuando só em Marabá, além dos outros dois que atuam em Rondon do Pará e em São Geraldo do Araguaia, municípios que também fazem parte da Regional Carajás, totalizando 12 defensores que irão participar de maneira alternada dessa iniciativa de levar informação ao público.
A primeira palestra tratou sobre violência doméstica e familiar e foi ministrada pelo defensor público Alysson Castro, que informou que no próximo dia 29 haverá mais um momento como este e que o tema abordado será a evolução histórica da Defensoria Pública.
Leia mais:A coordenadora da Regional de Carajás, Gisele Vieira Brasil Batista Farias, que também estava presente na primeira palestra, informou que desde quando assumiu, em dezembro de 2018, a prioridade tem sido reduzir o tempo de espera do público, por isso hoje quem procura a Defensoria consegue agendar o atendimento para o mês seguinte ao invés de esperar longos nove meses, como acontecia antes.
Questionada pela reportagem do Correio acerca da estrutura existente em Marabá, Gisele respondeu que o novo prédio, inaugurado em novembro de 2018 no Bairro Amapá, melhorou bastante o suporte porque agora o espaço é totalmente adequado, mas que a localização fez que com que a demanda aumentasse e mesmo contando com 18 estagiários da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e com quatro servidores cedidos pela Prefeitura de Marabá, há um grande volume de processos.
“A título de exemplo o Tribunal de Justiça conta com mais ou menos 10% do orçamento da despesa corrente líquida do estado, o Ministério Público tem cerca de 5% e a gente só tem 1.64%. Então, nisso a gente vê a diferença de estrutura e de capacidade de pessoal. É claro que se a gente tivesse um orçamento maior a gente conseguiria contratar mais defensores, fazer mais atendimentos e estar presente em todas as comarcas, além de contratar mais servidores porque hoje a gente conta com o apoio da prefeitura que cede os servidores pra gente e isso é muito importante pra desenvolver o nosso trabalho”, disse.
BALCÃO DE DIREITO
A equipe da Defensoria Pública Regional de Carajás realiza atendimentos para emissão de RG, CPF, carteira de trabalho e segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além de orientações jurídicas. O serviço que está sendo realizado na Escola Heloísa de Sousa Castro, no Bairro Laranjeiras, teve início na segunda-feira (4) e encerra nesta terça-feira (5). São ao todo 200 senhas para emissão de RG e 150 para emissão de carteira de trabalho. Os atendimentos iniciam às 8h e vão até às 16h. (Fabiane Barbosa e Josseli Carvalho)