Correio de Carajás

Decreto reforça segurança em 15 municípios onde há garimpo e desmatamento ilegal

Estado de emergência ambiental tem prazo de 180 dias.

Garimpo na terra indígena Munduruku, no Pará, em maio de 2020. É possível ver a devastação da vegetação e a formação de crateras no local. — Foto: Chico Batata/Greenpeace

O governador Helder Barbalho (MDB), anunciou na noite desta terça-feira (7), por meio das redes sociais, a assinatura do decreto de emergência ambiental que prevê reforço de segurança em 15 municípios onde há garimpo e desmatamento ilegal no Pará.

O estado de emergência ambiental tem prazo de 180 dias nas seguintes cidades:Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai coordenar a articulação com os demais órgãos para a definição e a execução de estratégias de prevenção e de combate ao desmatamento nas zonas prioritárias.

“Com este decreto nós poderemos ampliar e reforçar o número de efetivo de pessoas que estarão em campo fiscalizando. Também (vai possibilitar) a contratação de aeronaves e estrutura logística para melhorar a presença da fiscalização e do combate às ilegalidades ambientais”, informou o governador.

(Fonte:G1)