Correio de Carajás

Decreto Municipal libera funcionamento de clubes sociais em Marabá

O novo Decreto da Prefeitura de Marabá autorizou o funcionamento de clubes sociais e entidades do terceiro setor, a partir desta terça-feira (08), incluindo as aulas de natação e demais atividades esportivas e educacionais, como hidroginástica. Esses estabelecimentos deverão funcionar apenas com 50% da sua capacidade total, seguindo as 10 regras de proteção e higiene elencadas no documento.

As mesas deverão estar a cerca de 1,5m de distância uma da outra e as cadeiras a 1m. Os estabelecimentos ainda deverão apresentar os seus protocolos sanitários de combate à Covid-19 para a Vigilância Sanitária, que avaliará, adequará, monitorará e fiscalizará o seu cumprimento.

Os clubes e entidades também devem assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária, disponível no Decreto, para protocolá-lo junto à Vigilância Sanitária e disponibilizar uma cópia em seu estabelecimento para visualização do público.

Leia mais:

Entre as 10 regras sanitárias para o funcionamento estão: evitar aglomerações, limpar e desinfetar os ambientes, disponibilizar para o público álcool 70%, proteger a máquina de cartão com papel filme, evitar o compartilhamento de objetos, etc.

Aqueles que não cumprirem com as regras do Decreto cometerão infração sanitária e poderão receber advertências notificadas, caso reincidir o estabelecimento será interditado, e o alvará poderá ser cassado, além da aplicação de multa.

A Vigilância Sanitária se encarregará de fiscalizar os clubes e entidades. A população também poderá denunciar qualquer violação das regras, através do telefone (94) 3323-2020.

O Sesi já planeja voltar com suas aulas de natação e hidroginástica no dia 15 deste mês. A AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o maior clube social da cidade, informa por meio de seu presidente, Ernildo Ramalho, que as dependências estão abertas apenas para os associados, sem convidados.

Todavia, o clube não realizará eventos e não abrirá sauna e nem permitirá aglomeração até que seja disponibilizada vacinação contra a covid-19.

A AABB, assim como o Sesi, fornece álcool 70%, faz aferimento de temperatura, presta orientações e reduz o horário de funcionamento. No caso do Sesi, a quantidade de alunos nas aulas da piscina será reduzida a 10, por horário. (Zeus Bandeira)

Decreto nº 111/2020