Correio de Carajás

Decreto Municipal libera funcionamento de clubes sociais em Marabá

Aulas de natação no Sesi retornam dia 15 deste mês, mas com quantidade de alunos reduzida Decreto nº 111/2020 / Foto: Ulisses Pompeu
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O novo Decreto da Prefeitura de Marabá autorizou o funcionamento de clubes sociais e entidades do terceiro setor, a partir desta terça-feira (08), incluindo as aulas de natação e demais atividades esportivas e educacionais, como hidroginástica. Esses estabelecimentos deverão funcionar apenas com 50% da sua capacidade total, seguindo as 10 regras de proteção e higiene elencadas no documento.

As mesas deverão estar a cerca de 1,5m de distância uma da outra e as cadeiras a 1m. Os estabelecimentos ainda deverão apresentar os seus protocolos sanitários de combate à Covid-19 para a Vigilância Sanitária, que avaliará, adequará, monitorará e fiscalizará o seu cumprimento.

Os clubes e entidades também devem assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária, disponível no Decreto, para protocolá-lo junto à Vigilância Sanitária e disponibilizar uma cópia em seu estabelecimento para visualização do público.

Leia mais:

Entre as 10 regras sanitárias para o funcionamento estão: evitar aglomerações, limpar e desinfetar os ambientes, disponibilizar para o público álcool 70%, proteger a máquina de cartão com papel filme, evitar o compartilhamento de objetos, etc.

Aqueles que não cumprirem com as regras do Decreto cometerão infração sanitária e poderão receber advertências notificadas, caso reincidir o estabelecimento será interditado, e o alvará poderá ser cassado, além da aplicação de multa.

A Vigilância Sanitária se encarregará de fiscalizar os clubes e entidades. A população também poderá denunciar qualquer violação das regras, através do telefone (94) 3323-2020.

O Sesi já planeja voltar com suas aulas de natação e hidroginástica no dia 15 deste mês. A AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o maior clube social da cidade, informa por meio de seu presidente, Ernildo Ramalho, que as dependências estão abertas apenas para os associados, sem convidados.

Todavia, o clube não realizará eventos e não abrirá sauna e nem permitirá aglomeração até que seja disponibilizada vacinação contra a covid-19.

A AABB, assim como o Sesi, fornece álcool 70%, faz aferimento de temperatura, presta orientações e reduz o horário de funcionamento. No caso do Sesi, a quantidade de alunos nas aulas da piscina será reduzida a 10, por horário. (Zeus Bandeira)

Decreto nº 111/2020

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…