Após ampla discussão e considerações de fatores determinantes como o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, o declínio na curva de contaminação e a redução na taxa de ocupação dos leitos hospitalares, o prefeito de Redenção, Marcelo Borges (PSD), emitiu na segunda-feira, 14, o Decreto Municipal nº 022/2022, que desobriga o uso de máscara em ambientes abertos no município. Redenção é a primeira cidade na região sul do Estado a adotar a medida.
Conforme o Decreto, as determinações quanto ao enfrentamento da pandemia permanecem as mesmas, com o uso obrigatório da máscara em ambientes fechados, distanciamento social e higienização. O texto enfatiza que algumas nações do mundo, bem como diversos centros urbanos do Brasil, já adotaram essa medida que flexibiliza o uso de máscaras nos ambientes abertos e que a medida foi adotada a partir de constante avaliação e análise por parte do gabinete de crise, indicando uma resposta favorável sobre a flexibilização.
Dentre os locais que permanece obrigatório o uso da máscara e demais medidas sanitárias estão as instituições de ensino, seja regular ou livre, e estabelecimentos comerciais. Já em locais como academias, estúdios de danças, casamentos, aniversários e formaturas, comprovada a vacinação contra a covid-19 pelos participantes ou usuários, o uso da máscara também será facultativo, desde que sejam executadas as demais medidas de enfrentamento da pandemia da covid-19.
Leia mais:Casos confirmados: Conforme o boletim divulgado na terça-feira, 15, pela Secretaria Municipal de Saúde, Redenção tem atualmente 11 casos ativos de covid-19. O último óbito provocado pela covid-19 no município, que contabiliza 294 mortes em consequência do vírus, foi registrado no dia 4 de março desse ano. (Delmiro Silva, com informações da Ascom)