Teve início na quinta-feira (16) e prosseguia durante todo esta sexta-feira (17) a operação Verdes Altos, desencadeada pela Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), com objetivo de apurar denúncias de crimes ambientais e também de posse e porte de arma de fogo, na área da fazenda Dois Corações. Todos os crimes foram confirmados. Durante a operação foi apreendido um motosserra que era usado sem a necessária e obrigatória licença; também foram confiscadas duas armas de fogo e foi encontrado um estojo calibre 28 deflagrado. Além disso, duas pessoas foram presas.
As informações foram repassadas pelo delegado Waney Alexandre, titular da DECA, em Marabá. De acordo com ele, uma pessoa foi presa por porte de arma e a outra estava, no ato da chegada dos policiais, realizando desmatamento de uma das áreas onde foi constatada destruição de patrimônio ambiental.
Leia mais:Ainda conforme o delegado, quando as equipes policiais chegaram ao local constaram a ocupação do imóvel rural e, de pronto, das duas equipes iniciaram progressão a pé. Logo nos primeiros passos foi presa em flagrante uma pessoa com arma de fogo, enquanto a segunda equipe encontrou em uma barraca desabitada uma espingarda calibre 20.
Depois disso, os policiais iniciaram incursão em área de mata para verificar a veracidade do desmatamento de área de proteção ambiental, percorrendo cerca de 7 km e durante percurso verificaram inúmeros pontos de desmate de área verde, em alta escala, inclusive com derrubada de árvores grandes.
Apesar do deslocamento das equipes da DECA ter sido por Nova Ipixuna, de acordo com os documentos do título da fazenda, a propriedade fica na área rural do município Itupiranga. Os supostos proprietários foram intimados para prestar esclarecimentos na DECA. “A operação ainda está em andamento. Temos equipes na área”, afirmou o delegado. (Chagas Filho)