Correio de Carajás

Deca afirma ter impedido desocupação ilegal e violenta

A Polícia Civil divulgou na noite de ontem, terça-feira (16), por meio da assessoria de comunicação, ter impedido uma ação de desocupação ilegal em uma fazenda localizada em Canaã dos Carajás. A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) informou, ainda, ter convencido os ocupantes a retornarem para as cidades de origem e deixarem a propriedade.

Não foi divulgado o nome da fazenda onde a situação se desenrolou, mas conforme a Polícia Civil, na última sexta-feira (12) a equipe policial recebeu informações por meio do serviço de Disque Denúncia de que haveria uma ação de desocupação violenta contra trabalhadores do Movimento Terra para Paz, acampados às proximidades da propriedade.

Leia mais:

O delegado Waney Alexandre, diretor da Deca em Marabá, determinou que uma equipe fosse até a área aonde foi constatada a existência de cerca de 100 pessoas. Os policiais, segundo a assessoria de comunicação, passaram a mediar o possível conflito. Ainda de acordo com as informações divulgadas, após conversar com fazendeiros e trabalhadores rurais, estes foram convencidos a retornarem às cidades de origem.

Por fim, a Deca informou ter feito a escolta dos trabalhadores com o objetivo de garantir a integridade física de todos. (Luciana Marschall – com informações de Ascom/Polícia Civil)