Correio de Carajás

De Marabá, cachorro Malcom conquista a internet brasileira

Com duas premiações nacionais, o cachorrinho marabaense é um dos fenômenos das redes sociais em parceria com o seu tutor

Aqui, os dois parceiros com o Prêmio iBest 2021/ Fotos: Cristofer Bino

Com mais de um milhão de seguidores no Tik Tok, 316 mil no Instagram e 113 mil no Youtube, Malcom Salsicha fecha o ano de 2021 como maior fenômeno pet das redes sociais, fato chancelado com dois dos principais prêmios da internet: o “Pet do ano” do TikTok, por votação popular e campeão do troféu iBest, na mesma categoria.

O cachorrinho caramelo da raça Dachshund, natural de Marabá, tem quatro anos de idade e já conquistou uma legião de seguidores do Brasil – e do exterior – com suas peripécias nas redes sociais. Seu tutor, Gustavo Ramos, conhecido como “Sr. Ramos”, é parte desse sucesso, ao dar voz e irreverência ao cão, em tiradas que arrancam sorrisos e encantam.

Em uma entrevista exclusiva ao Portal Correio de Carajás logo após retornar de São Paulo com o troféu do Tiktok, Gustavo, que tem apenas 26 anos, explica que a relação com a criação de conteúdo vem muito antes de Malcom aparecer na sua vida. “Há mais ou menos oito ano eu fiz meu primeiro vídeo e teve uma repercussão muito boa na época. Era uma brincadeira, em forma de crítica, que a gente fazia falando dos pontos turísticos e cultura da cidade. Sempre gostei de criar vídeos e mexer com criatividade”, explica.

Leia mais:

Há 3 anos, Gustavo arriscou. Trancou a faculdade de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para se dedicar somente à conteúdos para as redes sociais. “Eu confiava muito no que estava fazendo”, admite.

Malcom

O Salsicha foi um presente de aniversário. Gustavo ganhou o animal de estimação de uma prima, após um outro cachorro dele, da mesma raça, ter falecido. “Sempre fui muito apaixonado por salsicha, e sabendo disso, ela me presenteou em 2017 com o Malcom”, relembra.

Gustavo conta que nessa época ele tinha um gato, o Jorge, que vivia em uma relação de amor e ódio com Malcom, o fazendo lembrar do desenho infantil Tom & Jerry. “Pensei em fazer alguma coisa que remetesse a isso e que fosse divertido. No início os vídeos tinham apenas legendas, não tinha dublagem”, conta Sr. Ramos, afirmando que as postagens eram feitas em seu perfil pessoal, e que só depois criou uma conta no Instagram exclusiva para Malcom.

Com a boa receptividade, Gustavo percebeu que as pessoas se interessavam e se divertiam com os conteúdos produzidos. Foi aí que começou a ver uma oportunidade. “Eu sempre quis viver das redes sociais, mas não imaginava que seria com um cachorro. Nosso perfil falando de todos os assuntos, o pet é apenas uma maneira de conectar as pessoas. No primeiro ano a gente não viralizou. Mas o nosso público era muito fiel e muito engajado”.

Mas foi somente em 2020, no período da pandemia, que o sucesso arrebatador veio. Com a entrada na plataforma TikTok, os vídeos de Malcom viralizaram e os números nas outras redes, consequentemente, subiram exponencialmente. “Hoje temos uma comunidade de fãs muito forte”, avalia.

O reconhecimento de todo trabalho é visto com muita alegria por Gustavo. Grato, ele afirma que o trabalho é feito de forma leve. Contudo, mergulhou a fundo para que o sonho de viver da criação de conteúdo, se tornasse real. “Demorou pra eu ganhar dinheiro com isso. Por mais que eu não seja um ícone, mas a internet te dá essa oportunidade de poder ter seus nichos, e nosso público é muito fiel. Nas últimas votações conseguimos ganhar de perfis com muito mais seguidores. Nosso maior patrimônio são nossos seguidores”.

Reconhecimento

Em Marabá, o reconhecimento demorou um pouco mais. Questionado pelo Correio de Carajás sobre o sucesso na cidade, Gustavo afirma que o efeito foi inverso.

“Eu imaginava fazer sucesso primeiro aqui e depois nacionalmente. Mas foi o contrário disso. O TikTok viralizou, e as pessoas passaram a nos conhecer e conhecer Marabá. Costumo mostrar lugares, cultura, comidas típicas nos vídeos. Encaro com naturalidade o que tem acontecido. A gente sai nas ruas e eu sinto o carinho das pessoas. Me deixa feliz morar em Marabá e poder trabalhar daqui”.

Gustavo esteve em São Paulo para receber o troféu TikTok/ Fotos: Cristofer Bino
Gustavo esteve em São Paulo para receber o troféu TikTok/ Fotos: Cristofer Bino

Planos para o futuro

“Busco viver com meus cachorros a maior experiência possível. O Malcom gosta muito de passear, viajar, e as portas estão se abrindo. Quem sabe conhecer Nova Iorque ou a Europa turistando com ele? Esse é um grande sonho, porque uma grande história nós já vivemos”, finaliza. (Ana Mangas)

https://youtu.be/z_Qj3DfQc6k