Correio de Carajás

Darci diz estar negociando vacina contra a Covid-19 e analisa consórcio

Foto: Agência Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, nesta terça-feira (23), autorizar estados e municípios a comprar e distribuir vacinas contra a Covid-19, prefeitos e governadores passaram a correr atrás de doses que garantam a ampliação da cobertura da vacinação.

No Pará, o governador Helder Barbalho anunciou via redes sociais, ainda na noite do julgamento, que pretende adquirir 3 milhões de vacinas de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen também foi à internet falar do assunto na manhã desta quarta-feira (24) e concedeu entrevista à TV Correio (SBT). O gestor garantiu haver recurso guardado para aquisição de doses que contemplem toda a população apta a ser vacinada.

Leia mais:

“Temos dinheiro para comprar essa vacina hoje. Se vacinarmos toda nossa gente, vamos poder trabalhar e comemorar livremente, vamos poder abrir bares e voltar ao normal, porque realmente é um momento de muita dificuldade e nossos artistas estão clamando, então vamos comprar essa vacina, uma vez que está autorizado”, declarou na entrevista.

Darci Lermen: “Temos dinheiro para comprar essa vacina hoje”/ Imagem: Mateus Cirilo

Segundo ele, desde cedo passou a fazer contato com laboratórios e “pessoas importantes dessa área” para que possa fazer a aquisição. Diz estudar, ainda, a possibilidade de entrar no consórcio anunciado pela Frente Nacional dos Prefeitos na terça.

Conforme a entidade, a iniciativa não tem o propósito de se sobrepor às negociações em vigor com o Governo Federal e serão exclusivamente para a aquisição de imunizantes que não estejam no escopo do Ministério da Saúde. “Estamos estudando se entraremos no consórcio entre as 400 maiores cidades do Brasil e muito em breve teremos vacina, talvez mais rápido agora, graças a essa decisão”, declarou Darci Lermen.

Mesmo apresentando otimismo, o prefeito não entra em detalhes sobre o valor que diz haver em caixa para a compra dos imunizantes, tampouco sobre a quantidade de doses necessárias para imunizar a população.

O Correio de Carajás questionou esses dados à assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, que informou estar levantando as informações e se comprometeu a divulgá-las em breve. A permissão do STF valerá caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes. (Luciana Marschall e Rayane Pontes)

Comentários

Mais

Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, atriz que ficou conhecida, entre outros trabalhos, como a diretora Olívia da novela “Carrossel” (2012/2013), morreu aos 68…
Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou o 6º Sarau Líteromusical,…
Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 695 casos de Covid-19 e 16 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

O ator Alec Baldwin declarou em entrevista para TV que não puxou o gatilho da arma que matou a diretora de fotografia Halyna…
MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (1º) o edital com o cronograma e os procedimentos para participação das mantenedoras de…
HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Apenas neste ano, 45 mil novos pacientes iniciaram a…