Correio de Carajás

Curso de trilhas ecológicas pretende alavancar proposta do ecoturismo em Marabá

De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro de 2022 divulgado pelo Ministério do Turismo, Marabá recebeu em 2021 mais de 358 mil visitantes nacionais e 3.600 visitantes internacionais, gerando mais de 1 milhão e 700 mil reais em impostos federais, tornando-se a segunda cidade mais visitada no estado, atrás apenas da capital, Belém.

Tal demanda é imprescindível para que a cidade se prepare para receber o turista que se interesse pelas áreas naturais e busque a experiência do ecoturismo com vivências diferenciadas, onde o ar puro possa ser respirado e sentido. Diante disso, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo tem realizado o Curso de Trilhas Ecológicas para formar condutores ambientais habilitados a adentrar os parques e outras áreas ecológicas da região.

As noções básicas de primeiros socorros aconteceram no auditório do SINE

Com mais de 30 alunos participantes, o 1º módulo foi realizado entre os dias 10 a 14 deste mês de maio, com trilhas ecológicas interpretativas e aulas práticas na Fundação Zoobotânica de Marabá. O 2º módulo tem acontecido durante essa semana, de segunda a sexta-feira, com a participação do Corpo de Bombeiros na aprendizagem de primeiros socorros e sobrevivência na selva, além de aula prática na trilha “Hiran Bichara”.

Leia mais:

De acordo com Isis Monteiro Mourão, turismóloga e coordenadora da Secretaria de Turismo de Marabá, a cidade é o portal de carajás, portanto a proposta é preparar pessoas que possam executar o trabalho do ecoturismo na região, proporcionando ao turista que chega em Marabá a visitação de parques e áreas naturais como a Serra das Andorinhas e a Serra dos Carajás.

Ela acrescenta também que a natureza de Marabá não se resume apenas aos rios e às praias, e que urge a necessidade de se fugir um pouco do turismo de negócios para agregar a essa outra prática e mostrar as belezas naturais da região aos que pretendem conhecer o município. (Thays Araujo)