Correio de Carajás

Curso de hidroponia capacita produtores em Rondon do Pará

Formação ensinou técnicas de cultivo sem uso de solo, com foco em hortaliças

De 23 a 27 de junho de 2025, produtores rurais de Rondon do Pará participaram de um curso sobre tecnologia de cultivos hidropônicos. A iniciativa foi promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do Escritório Local de Rondon, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Semap).

A capacitação aconteceu no auditório do Sicoob, das 8h às 18h, com carga horária de 36 horas. Ao todo, 28 pessoas participaram do curso, que teve como instrutor o engenheiro agrônomo Rony Torquato, da Emater-Itupiranga. Com especializações nas áreas de Nutrição e Proteção de Plantas e experiência prática desde 2013 com cultivo hidropônico de alface, Rony compartilhou conhecimentos técnicos e vivências em campo.

O curso teve como objetivo principal capacitar os participantes para o cultivo de plantas em sistemas sem solo, utilizando soluções nutritivas e métodos específicos, com destaque para o uso de areia como meio de cultivo. Foram abordados temas como sistemas de produção agrícola, nutrição mineral, resistência a pragas, qualidade e produtividade das olerícolas, além da apresentação de três sistemas hidropônicos: floating (ou piscinão), vertical e bancada triangular. As atividades práticas ocorreram em hortas locais, pertencentes a produtores Ney e Jesus.

Leia mais:

A prefeita Adriana Andrade participou da abertura do evento e destacou a parceria com a Emater-Pará como estratégica para o desenvolvimento rural do município. “Estamos à disposição no que for necessário. Essa é uma gestão que trabalha e cuida das pessoas”, afirmou.

Jacir Almeida, secretário de Agricultura e Pecuária, reforçou que a ação fortalece o setor de hortas no município. “Essa capacitação vai gerar emprego, renda e ampliar a produção de alimentos. A parceria com a Emater é fundamental para expandir o apoio ao meio rural”, diz.

Para Francisco Camilo dos Santos Filho, coordenador do Escritório Local da Emater em Rondon, o próximo passo é formalizar a parceria com a prefeitura por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). “Assim poderemos ampliar ainda mais os serviços oferecidos à agricultura familiar”, desta.

O supervisor regional da Emater em Marabá, engenheiro florestal Fernando Araújo, também participou da programação e ressaltou o crescimento da hidroponia como alternativa para a agricultura urbana. “É uma técnica que permite produzir hortaliças de alta qualidade com preços competitivos. Já temos mercados regionais como Dom Eliseu, no Pará, e cidades do Maranhão, como Açailândia, Imperatriz e São Pedro da Água Branca”, explica.