Em entrevista exclusiva ao Portal Correio de Carajás, o Major Daniel Brito, subtenente do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM) de Parauapebas, deu detalhes sobre o novo curso de formação de soldados no município, que receberá 90 candidatos a serem destinados não só ao serviço na Capital de Minério, mas também Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás.
Daniel pontuou que o curso irá “instruir e formar o policial militar, capacitado a ter pleno conhecimento da área de segurança pública e já trabalhando a nossa área de atuação”, se referindo aos municípios em que os novos PMs poderão servir. Ele também afirmou que há o intuito do 23º BPM em aumentar o efetivo, se adiantando a possíveis baixas que a PM possa ter em razão de aposentadorias dos agentes da ativa.
O curso de formação de soldados, segundo o subtenente, passa por uma fundamentação teórica, e das matérias estudadas Daniel cita “conhecimentos teóricos básicos sobre legislações, no que compete à área da Polícia Militar – penal e processual – e nossas legislações administrativas; além da competência técnica, como uso da arma de fogo, busca pessoal, rádio patrulhamento, moto patrulhamento, entre outros”.
Leia mais:Daniel afirma que o curso terá duração de nove meses e que após este período os soldados já saem prontos para servir à segurança pública, seja no 23º BPM em Parauapebas, ou nas subunidades de destacamento, nas cidades do entorno do município. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)