Correio de Carajás

Curso capacita condutores para as trilhas de Carajás

Ao todo, 25 alunos do curso vivenciam seis dias na localizada no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

Imagine uma imersão no meio da natureza, com árvores imensas e sons de pássaros cantando a todo o momento. Isso é o que 25 alunos do curso “Condutor de Trilhas e Caminhadas” estão vivenciando, alojados durante seis dias na Base Gavião Real, localizada no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.

O treinamento, que iniciou na última segunda-feira,8, segue até o próximo dia 19 de abril e visa formar condutores ambientais qualificados para o ecoturismo no município, bem como consolidar a prática como atividade geradora de renda.

“Nós tivemos várias inscrições e realizamos um processo de seleção bastante rígido, para a escolha desses candidatos. Com a importância da Cop-30, todo o estado do Pará está se preparando para o turismo e Parauapebas não pode ficar além disso”, comenta José Luiz Castro, coordenador de Qualificação da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Leia mais:

O curso é organizado em duas etapas, sendo a primeira inteiramente dentro da floresta com técnicas de primeiros socorros, de conceitos básicos de turismo e de condução, dentre outros. Já a segunda parte será o treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrada em área urbana, no Complexo Turístico, pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Para o turismólogo e instrutor, Deoclécio Júnior, é importante também que os alunos tenham a sensibilização sobre o turismo sustentável.

“Que que eles possam perceber-se como elementos dinamizadores da atividade turística e sejam corresponsáveis junto com a prefeitura, para que o turismo dê certo e seja um turismo inclusivo e participativo, de tal modo que Parauapebas tenha a sua singularidade e sua chancela, tenha seu digital como município turístico diferenciado neste estado e neste país”, comenta Júnior, que integra a equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), do governo do estado.

A aluna Leidiane Keelen Fernandes diz que se sente privilegiada pela oportunidade de fazer o curso e por estar no meio da natureza. “Minha expectativa é a melhor e a maior possível. Eu acredito muito no turismo como economia de Parauapebas. Estou aqui muito animada”, comemora.

Após o período das aulas teóricas e práticas, os novos condutores passarão por capacitação mensal e ainda receberão curso de inglês inteiramente grátis por 12 meses.