Correio de Carajás

Curso capacita avicultores em Nova Ipixuna

O consumo e criação de galinha caipira tem papel importante na agricultura familiar da região Norte

Avicultores de Nova Ipixuna irão receber na quinta-feira, 24, uma oficina sobre o tema “Boas práticas na criação de galinhas e frangos caipiras: manejos preliminares”. A capacitação vai acontecer no Quintal Agroecológico da ‘Dona Maura’ e ‘Seu Manoel’, no Projeto de Assentamento (PA) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Com previsão de 40 participantes, esta é uma oportunidade para os agricultores familiares ampliarem seus conhecimentos.

Durante a capacitação serão ensinadas boas práticas de recepção e cuidados com pintinhos; manejo geral na fase de crescimento e custo de produção (corte e postura). Além de tipos de rações convencionais e alternativas.

Leia mais:

A ação é promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Escritório Local de Nova Ipixuna e será ministrada por Carmen Medeiros, técnica da Emater, zootecnista e médica veterinária. Quem irá acompanhá-la é Genival Reis dos Santos, engenheiro agrônomo e coordenador local da Emater em Nova Ipixuna.

RELEV NCIA

Joniel Vieira de Abreu, advogado e presidente da Emater Pará, orienta que a empresa cumpra seu papel com mais capacitações, através das diversas metodologias participativas e coletivas. O foco é a instrução técnica do agricultor, possibilitando o seu desenvolvimento.

A agricultora Marina dos Santos Franco ‘Dona Maura’, anfitriã do evento, compartilha sua expectativa para a oficina. “Esse curso vai ser uma explosão. Faz um tempo que não tem capacitação nos PAs. O povo quer participar, principalmente os criadores que desejam conhecer mais para ampliar suas criações.”

Na região Norte a criação de galinha caipira tem um papel importante na subsistência da agricultura familiar, é o que afirma Genival Reis. “A comercialização de ovos e aves pode funcionar como uma renda emergencial e, em alguns casos, como atividade principal do agricultor”.

Quem também assevera que a criação de aves é uma excelente fonte de renda é Fernando Araújo, supervisor da Emater, regional Marabá. Ele aponta que a criação de pequenos animais, como a galinha, é uma alternativa que amplia a diversidade que o agricultor familiar tem em sua propriedade rural.

APOIO

A ação tem a assistência institucional da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna, através da prefeita Graça Matos, bem como da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) e de seu secretário, Antonio Batista Marques. Também colabora a Assessoria de Comunicação (ASCOM).

A empresa Globo Aves, representada pela Só Aves, é a responsável por doar os pintos e rações que serão utilizadas nas demonstrações práticas da oficina. O empreendimento está no mercado avícola há 38 anos, uma das maiores produtoras de ovos férteis, pinto de um dia de corte, caipira e postura do Brasil. É referência em sanidade, genética e biotecnologia. Tem uma incubadora em Marabá, na localidade Murumuru.