Correio de Carajás

Currículo único será implantado em 2019

Centenas de professores compareceram ao primeiro dia de seminário/ Foto: Evangelista Rocha
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Para alinhar a base curricular da rede de ensino público municipal, centenas de professores estiveram no Carajás Centro de Convenções, para participar do Seminário de Alinhamento Pedagógico em Rede à Base Nacional Comum Curricular. O evento, que iniciou na última terça-feira (16), segue até esta sexta-feira (19) com vasta programação e discussões sobre o desafio da implementação da BNCC nas escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação.

“Há uma lei que sancionou a BNCC em dezembro de 2017 e deu um prazo para que as redes de ensino adequassem o seu currículo a ela. Isso implica dizer que nós vamos começar o ano letivo em janeiro de 2019, com a base implementada em todas as escolas do município. Ou seja, o conteúdo que uma escola lá de Morada Nova vai trabalhar será o mesmo de uma escola do Bairro Liberdade. É um currículo único para toda a rede”, afirmou Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de ensino urbano da Semed.

Segundo ele, não tem como pensar e desenvolver este currículo único sem formar diretores, coordenadores e professores. Para tanto, foram convidados professores, doutores e pesquisadores para debater com os participantes sobre o ensino na educação básica e as contribuições que a Base Nacional Comum Curricular fornece aos educadores.

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“A partir de quarta, nós vamos discutir tudo o que essa base tem, as habilidades, as competências, os objetos de conhecimento por componente curricular e por ano, para que esse professor se sinta seguro e confortável para usar esse novo currículo”.

O seminário, segundo Fábio, foi pensado em três momentos, para que consiga abranger      todos os professores da educação infantil e fundamental. “Esse material que nós vamos discutir com os professores e que vamos produzir será utilizado para a nossa proposta curricular, porque nós vamos implementar a BNCC agora em janeiro, mas estamos paralelos a outra frente de trabalho na secretaria, em que nós estamos elaborando a nossa proposta curricular”, esclareceu.

Ele reforça que esta proposta não será pensada e implantada apenas pela secretaria, mas que terá a colaboração de todos os funcionários da rede de ensino municipal. “É um trabalho que a gente está discutindo, dialogando, instrumentalizando e debatendo, mas com o dedo do professor, com a identidade dele”.

O diretor de ensino finaliza dizendo que a Semed, juntamente com os educadores, têm como missão melhorar os índices da educação básica de Marabá. “Isso a gente entende que é um trabalho coletivo, com várias frentes de atuação, da secretaria de Educação, da secretaria de Ensino, das escolas e dos professores”.

 PROGRAMAÇÃO

Dia 18/10

Locais: Escolas Futuro Educacional (Marabá Pioneira e Nova Marabá) e EMEF Elinda Simplício (Cidade Nova).

8h às 12h – Apresentação, Estudo e Discussão das Competências e Habilidades da área da Matemática, previstas para o Ensino Fundamental I na Base nacional Comum Curricular – BNCC.

14h às 18h – Alinhamento dos Currículos Escolares das EMEF’s de 1º ao 5º ano à Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Dia 19/10

Locais: Escolas Futuro Educacional (Marabá Pioneira e Nova Marabá) e EMEF Elinda Simplício (Cidade Nova).

8h às 12h – Alinhamento dos Currículos Escolares das EMEF’s de 1º ao 5º ano à Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

14h às 18h – Alinhamento dos Currículos Escolares das EMEF’s de 1º ao 5º ano à Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

(Nathália Viegas)

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