Correio de Carajás

Curionópolis recebe oficinas criativas e show gratuito em mais uma etapa do Festival #Partiu

A quarta parada do Festival #Partiu – Economia Criativa & Música da Amazônia é em Curionópolis. A equipe do projeto está na cidade e inicia nesta segunda-feira (14) mais uma rodada de oficinas criativas, com aulas ministradas na Escola Estadual Tancredo Neves, até a próxima quarta-feira (16). Realizadas em parceria com as artesãs da Associação Preciosa Amazônia, de Parauapebas, as oficinas irão abordar tipos de sementes e materiais, seleção, tratamento, manipulação e criação de biojoias. As inscrições ainda podem ser feitas pelo link.

As oficinas são gratuitas e ocorrem sempre de 18h às 22h, na Escola Tancredo Neves. Na quinta-feira (17), as peças produzidas serão exibidas em uma Feira Criativa, realizada na Praça da Juventude, e um show incrível de Tom Ferreira. Todas as informações estão disponíveis @festivalpartiu, perfil do projeto no Instagram.

Leia mais:

Itair Rodrigues, produtor executivo do projeto, avalia que as oficinas têm atingido a um público variado nas cidades por onde o festival passou. “Estivemos em Jacundá, Água Azul do Norte e Parauapebas. Em todos esses municípios, o que vimos foi a grande aceitação do público pelo conhecimento na produção de biojoias. Já passaram muitas mulheres, mas também homens pelas aulas. Gente de todas as idades e em qualquer nível de escolaridade. E o resultado das aulas é sempre muito diferente e interessante a cada etapa do projeto”, conta.

O Festival #Partiu – Música da Amazônia & Economia Criativa oferece oportunidade de geração de renda e acesso a arte e cultura às comunidades dos municípios por onde passa. O projeto teve início em setembro e, até novembro, passará também por Redenção e Marabá, onde encerra suas atividades. O Festival é um projeto marabaense, assinado pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza a programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.

A artesã Maísa Aragão foi aluna das oficinas em Parauapebas e já vislumbra o incremento de renda que virá das biojoias. “Eu faço acessórios pra cabelo. Laços, tiaras, adornos… e as biojoias pra mim vão ajudar a atingir outro público. Eu já esperava por uma oficina como essa há muito tempo. Agora, vou poder aumentar minhas vendas, com certeza”, projeta.

Caravana E+ Geladeira Nova

Equipes da Equatorial Energia também estão na Praça da Juventude em uma ação da Caravana E+ Geladeira Nova. A empresa recebe consumidores para renegociação de dívidas, cadastramento em tarifa social, substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, além de cadastrar clientes para o sorteio de 40 geladeiras novas.

Esses serviços estarão disponíveis de hoje (14) até quarta-feira (16), em horário comercial. E, na quinta-feira (17), de 8h às 12h.

FICHA TÉCNICA

Patrocínio: Equatorial Energia

Realização: Ita do Norte Produções

Apoio Institucional: Programa Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará

Criação: Ita do Norte Produções

Produção Executiva: Itair Rodrigues

Direção de Comunicação: Tay Marquioro

Coordenação Pedagógica: Wellington Mota Luz

Produção: Giovanna Marquioro

Identidade Visual: Pedro Henrique

Redes Sociais: Giovanna Marquioro

Design Gráfico: Silmar Gagliardi

Assessoria de Imprensa: Tay Marquioro

Secretária Executiva: Rafaela Antunes

[Da Redação]