Correio de Carajás

Curionópolis: População sofre com o descaso na Saúde Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que antes era uma unidade de saúde no Bairro Panorama, em Curionópolis, hoje é um prédio abandonado, com as portas cadeadas, tapumes nas janelas e sendo invadido pelo matagal. A comunidade afirma que o argumento da Prefeitura Municipal para fechar o posto era de que no local seria construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A promessa nunca foi cumprida e os moradores ficaram sem nenhum dos dois serviços. “Aqui está triste porque a gente não tem saúde no nosso bairro. Existia um posto de saúde, mas hoje tá fechado. A gente é atendida perto CRAS num barraco feito de tábua, quente que só, os médicos para atender precisam ficar com a janelas abertas”, diz a dona de casa Cícera Gomes.

O único hospital da cidade foi reformado e inaugurado, mas permaneceu seis meses fechado. Só foi reaberto após interferência do Ministério Público do Estado do Pará. A fachada bonita, entretanto, camufla o interior disfuncional. O centro cirúrgico, por exemplo, não está atendendo.

Leia mais:

A família de Cícera é uma das vítimas deste descaso. Ela destaca que a filha necessitou sair da cidade para ser submetida a um parto cesariano em Parauapebas. “Minha filha já foi atendida lá quando esteve gravida e a gente agradece por ter a cidade vizinha para nos socorrer”, diz.

Outro morador de Curionópolis, Dimas Souza, diz que em relação à saúde o município “tem nada” e que a população sofre com o fechamento da unidade de saúde, há quase dois anos. “Se a gente não for em outro município, aqui mesmo não resolve nada”.

Raimundo Silva concorda com a afirmação. “Vai no postinho e não tem nada, não tem médico, não tem nada. Marca e o médico não chega. Tá difícil para a saúde aqui, para lutar com a saúde. Em primeiro lugar, a saúde e a educação tá zero”, finaliza. (Nyelsen Martins e Luciana Marschall)

Comentários

Mais

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Caminhão a serviço do Dnit derruba tanque e VP-8 é parcialmente bloqueada

Uma das rotatórias da avenida VP-8 da nova Marabá estava parcialmente isolada nesta manhã de domingo (20), bem perto da…
Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…