Correio de Carajás

Curionópolis: Justiça Eleitoral suspende pesquisa fraudulenta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma pesquisa que pediu registro esta semana sobre o cenário eleitoral de Curionópolis para 2020 está impugnada pela Justiça. Motivo: tentaria influenciar a opinião pública a determinadas interpretações sobre políticos que sequer fazem parte do processo até o momento. E mais, a empresa que realizou o pretenso levantamento, sequer tem experiência ou histórico de pesquisas no Pará. A Drª Juliana Lima Souto Couto, juíza da 58ª Zona Eleitoral, agiu rápido e determinou, neste dia 22, a impugnação do registro, além de estabelecer multa de mais de 100 mil reais em caso de descumprimento da decisão.

Leia mais:

Segundo o Blog do Zé Dudu, a pesquisa PA-01896/2020 seria publicada neste domingo (23), e promoveria, além de levantamento direcionado sobre nomes de candidatos a prefeito de Curionópolis. Além disso, questionamentos que, considera a decisão judicial, nada têm a ver diretamente com a corrida eleitoral, mas que podem manipular o eleitorado.

Já o Portal Correio de Carajás, em reportagem desta semana, mostrou que a ECO Consultoria Empresarial Ltda, que consta como contratante e contratada do levantamento, não tem histórico de realização de pesquisas no Pará, além de ter pedido registro apenas para Curionópolis.

PESQUISA “TENDENCIOSA”

Em sua decisão, em resposta a pedido de impugnação feito pelo partido Avante, a juíza Juliana Souto Couto avalia que houve contradição na delimitação das áreas de realização da pesquisa por apontar os bairros da sede e também incluir a Serra Pelada, com 44 entrevistas. “Com efeito, o alcance da pesquisa deve ser certo, pois seu resultado revela a intenção de determinado segmento da sociedade, a saber da zona urbana ou da zona rural”, diz a juíza.

A magistrada continua: “Quanto ao questionário empregado, em uma primeira análise, revela-se tendencioso ao relacionar o nome do Deputado Chamon, que não é pré-candidato ao cargo de Prefeito, com o Projeto Serra Leste e citar o nome de sua esposa Mariana Chamon como candidata. Da mesma forma, tem o condão de induzir/influenciar o entrevistado ao questionar sobre: você votaria em um candidato apoiado pelo Governador Helder Barbalho?”.

A Justiça também levou em conta a completa inexperiência da ECO na realização de pesquisas eleitorais, o que fica patente no próprio registro empresarial da mesma, que tem como atividade principal “o comércio atacadista de máquinas e equipamentos e, somente, como atividade econômica secundária, a pesquisa de mercado e de opinião pública. O que, por consequência, levou a empresa impugnada a terceirização das entrevistas ao Instituto Desttaq”. (Da Redação)

Além da decisão imediata, a tempo de proibir a divulgação da pesquisa, a juíza já fez notificar a empresa responsável:

À

ECO CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA

De ordem da MM. Juíza Eleitoral, Dra. Juliana Lima Souto Augusto, encaminho, em anexo, mandado de notificação e cópias da decisões proferidas nos autos de Processo Judicial Eletrônico n.º Nº 0600009-36.2020.6.14.0058 / 058ª ZONA ELEITORAL DE CURIONÓPOLIS PA, para fins de IMEDIATO CUMPRIMENTO, sob pena de aplicação de multa eleitoral no valor de R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais), em caso da divulgação dos resultados.

Atenciosamente,

Eduardo José Fernandes

Chefe de Cartório da 58ª ZE/PA

==========================

Leia a íntegra da decisão:

Comentários

Mais

Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, a diretora Olívia de 'Carrossel', morre aos 68 anos

Noemi Gerbelli, atriz que ficou conhecida, entre outros trabalhos, como a diretora Olívia da novela “Carrossel” (2012/2013), morreu aos 68…
Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Sarau na Câmara celebra múltiplas linguagens artísticas de Marabá

Na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) realizou o 6º Sarau Líteromusical,…
Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

Pará registra 610.087 casos e 16.928 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 695 casos de Covid-19 e 16 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

Alec Baldwin diz que não puxou gatilho de arma que matou diretora de fotografia

O ator Alec Baldwin declarou em entrevista para TV que não puxou o gatilho da arma que matou a diretora de fotografia Halyna…
MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies de 2022

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (1º) o edital com o cronograma e os procedimentos para participação das mantenedoras de…
HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

HIV: Brasil tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral

No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Apenas neste ano, 45 mil novos pacientes iniciaram a…