A Educação é tratada como prioridade em investimentos e na qualificação nos melhores e mais eficientes municípios do País. Não seria diferente no Pará, entre as prefeituras que estão modernizando suas gestões. Um dos exemplos de sucesso mais notórios nesse campo está em Curionópolis, com a prefeita Mariana Chamon (MDB), padrão empregado no seu primeiro governo e já colocado em prática neste segundo.
Mais um exemplo desse avanço é um feito na Educação curionopolense, que assumiu a liderança do ranking estadual de alfabetização. Na prática, Curionópolis foi a municipalidade que mais avançou na alfabetização da rede pública.
No segmento “Pré-leitor” o avanço atingiu 16%; entre os leitores iniciantes se chegou ao índice de 45%. Já entre os leitores influentes, a gestão de Mariana Chamon obteve avanço 39%.
Leia mais:Alfabetiza Pará
É um programa do Governo do Pará que visa alfabetizar crianças nos anos iniciais de escolaridade. O programa foi lançado em janeiro de 2022 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Com o objetivo central de institucionalizar e implementar a política educacional de alfabetização, formar professores e gestores, distribuir material didático, avaliar a fluência leitora e escrita, estimular a leitura e a socialização.
O programa atua em regime de colaboração com os 144 municípios do Pará, que aderirem ao programa podem receber investimentos e recursos do estado. A Seduc e as secretarias municipais de Educação podem celebrar contratos, convênios e parcerias.
A gestão Mariana Chamon faz história em Curionópolis, que a cada dia vem se tornando um município melhor de ser viver. Por lá, o analfabetismo passa longe.
(Da Redação)