José Eduardo Carvalho Berredo e Aelton Moreira Ferreira, ambos de 49 anos, foram presos nesta quarta-feira (15), em Parauapebas, após roubarem um idoso no município de Curionópolis com o golpe utilizado pela dupla de uma falsa rifa. Para a infelicidade dos criminosos, uma câmera de vigilância gravou a ação, a placa e o carro que usavam no momento do crime, possibilitando a prisão dos dois, poucas horas e alguns km depois.
A reportagem deste CORREIO entrevistou a vítima e, segundo ela, um dos homens teria entrado em sua residência com a desculpa de que estaria vendendo uma rifa. Momento em que o senhor foi até seus aposentos pegar o dinheiro para, inocentemente, contribuir. O indivíduo o acompanhou e tomou de sua mão o envelope onde guardava as cédulas, subtraindo o valor de R$ 800.
O aposentado aparece no vídeo fiscalizado pela Polícia Militar, para solucionar o caso, tentando correr atrás de um dos criminosos, mas em vão. O golpista também é mostrado pelas imagens entrando no banco do carona do carro utilizado por eles para realizarem o roubo (um Sandero na cor prata) e indo embora.
Leia mais:Assim que foi vítima do crime, o idoso saiu na porta de casa e gritou aos vizinhos o que tinha ocorrido. Uma das pessoas o ajudou a acionar a PM, que repassou as informações para o Comando de Parauapebas. Poucas horas depois, uma guarnição do Grupamento Tático Operacional (GTO) pegou ambos em uma rotatória situada na entrada do município, com um total de R$ 3 mil em dinheiro.
Segundo o comandante da Polícia Militar de Curionópolis, tenente Jorge, José Eduardo e Aelton possuem mais de 10 passagens policiais cada um e aplicam o golpe em pessoas vulneráveis, como idosos, para se darem bem sem muito esforço: “Aproveitam da fragilidade alheia para roubarem”.
Os dois foram presos e devem responder por roubo, com agravamento por ser praticado contra um vulnerável. (Thays Araujo com informações de Ronaldo Modesto)