A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (5), o resgate de 20 trabalhadores que encontravam-se submetidos a condições degradantes de trabalho em garimpos ilegais no município de Cumaru do Norte, sul do Pará. Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante e equipamentos foram apreendidos.
De acordo com a PF, a operação ‘Cachoeirinha’, trabalho em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, identificaram e fiscalizaram dois garimpos ilegais na região sul do estado. Os locais estavam em pleno funcionamento para a extração de ouro.
Ao todo, foram apreendidas quatro escavadeiras hidráulicas, sete motores bombas, um caminhão, um carro de passeio, uma espingarda, um revólver, munições de vários calibres, três motosserras e instrumentos usados na atividade mineraria ilegal.
Leia mais:/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/3/mEqDl3Scqrzeoc0g4DSw/garimpo-cumaru2.jpeg)
Os responsáveis pelo locais serão autuados pelos crimes de trabalho análoga à escravidão, usurpação de bens da União e crimes ambientais como poluição de leitos dos rios e danos a fauna e a flora do local. (Fonte:G1)
