Com a intensificação do período chuvoso na região do sul do Pará, a população do município de Cumaru do Norte começa a sofrer os problemas de atoleiros, lamaçal e interrupção do tráfego na principal rodovia que liga Cumaru do Norte aos municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Rodovia BR-158.
Nesta época do ano, o trecho de 90 quilômetros na Rodovia PA-287, que liga a cidade de Cumaru do Norte a BR-158, se torna quase intrafegável para motoristas e passageiros que utilizam a principal via de acesso à cidade e ramais das colônias localizadas as margens da rodovia. As dificuldades ocorrem devido os inúmeros atoleiros que se formam ao longo do trecho.
No período do verão a viagem de ônibus de Redenção a sede do município dura em média 2h30. Já no período do inverno, por causa da lama e a formação de imensas poças de água, os motoristas gastam o dobro do tempo para chegar ao destino, isso quando os veículos não quebram no meio do caminho devido ao esforço redobrado para vencer os atoleiros. Existe trechos do percurso em que passageiros de ônibus, vans e veículos de passeio são obrigados a descer para empurrar o carro em meio ao lamaçal. Os motoristas precisam de muita habilidade para impedir que os acidentes aconteçam na via em decorrência da situação da estrada que fica lisa como sabão.
Leia mais:Segundo o motorista Raimundo José da Silva Costa, que faz entrega de mercadorias a supermercados no município, no período do inverno, o trecho com muitos atoleiros causa prejuízos à empresas e consumidores por conta da demora na entrega.
Segundo ele, há locais críticos nos quais caminhão pesado precisa ser puxado por trator ou outro veículo com tração nas quatro rodas. ‘’Esse ano está sendo um sofrimento trafegar pela estrada, já teve dias que meu carro teve que ser rebocado para poder sair do atoleiro’’, diz o motorista. Em parte do percurso, passageiros de vans e micro-ônibus são obrigados a descer dos veículos e empurrar para sair do atoleiro.
O município de Cumaru do Norte possui um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Pará, de onde diariamente são transportados milhares de reses para serem abatidas em frigoríficos na região do sul do Pará, no entanto, a principal via de acesso ao município é de péssima qualidade.
O município também é exportador de cassiterita, minério transportado por meio de caminhões pela PA-287. “Há anos que os moradores de Cumaru do Norte sonham com a pavimentação asfáltica da rodovia, que toda época de eleição vira promessa de candidatos políticos que, depois de eleitos, esquecem de fazer o serviço básico de manutenção dessa importante rodovia piorando a situação de abandono e esquecimento do município”, lamenta Raimundo. (Dinho Santos, freelancer)
Foto: Aplicativo de Mensagens
Com a intensificação do período chuvoso na região do sul do Pará, a população do município de Cumaru do Norte começa a sofrer os problemas de atoleiros, lamaçal e interrupção do tráfego na principal rodovia que liga Cumaru do Norte aos municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Rodovia BR-158.
Nesta época do ano, o trecho de 90 quilômetros na Rodovia PA-287, que liga a cidade de Cumaru do Norte a BR-158, se torna quase intrafegável para motoristas e passageiros que utilizam a principal via de acesso à cidade e ramais das colônias localizadas as margens da rodovia. As dificuldades ocorrem devido os inúmeros atoleiros que se formam ao longo do trecho.
No período do verão a viagem de ônibus de Redenção a sede do município dura em média 2h30. Já no período do inverno, por causa da lama e a formação de imensas poças de água, os motoristas gastam o dobro do tempo para chegar ao destino, isso quando os veículos não quebram no meio do caminho devido ao esforço redobrado para vencer os atoleiros. Existe trechos do percurso em que passageiros de ônibus, vans e veículos de passeio são obrigados a descer para empurrar o carro em meio ao lamaçal. Os motoristas precisam de muita habilidade para impedir que os acidentes aconteçam na via em decorrência da situação da estrada que fica lisa como sabão.
Segundo o motorista Raimundo José da Silva Costa, que faz entrega de mercadorias a supermercados no município, no período do inverno, o trecho com muitos atoleiros causa prejuízos à empresas e consumidores por conta da demora na entrega.
Segundo ele, há locais críticos nos quais caminhão pesado precisa ser puxado por trator ou outro veículo com tração nas quatro rodas. ‘’Esse ano está sendo um sofrimento trafegar pela estrada, já teve dias que meu carro teve que ser rebocado para poder sair do atoleiro’’, diz o motorista. Em parte do percurso, passageiros de vans e micro-ônibus são obrigados a descer dos veículos e empurrar para sair do atoleiro.
O município de Cumaru do Norte possui um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Pará, de onde diariamente são transportados milhares de reses para serem abatidas em frigoríficos na região do sul do Pará, no entanto, a principal via de acesso ao município é de péssima qualidade.
O município também é exportador de cassiterita, minério transportado por meio de caminhões pela PA-287. “Há anos que os moradores de Cumaru do Norte sonham com a pavimentação asfáltica da rodovia, que toda época de eleição vira promessa de candidatos políticos que, depois de eleitos, esquecem de fazer o serviço básico de manutenção dessa importante rodovia piorando a situação de abandono e esquecimento do município”, lamenta Raimundo. (Dinho Santos, freelancer)
Foto: Aplicativo de Mensagens