Correio de Carajás

Crise da Água: 20 mil casas de torneiras vazias há dois dias em Marabá

Ainda não há certeza sobre a data e hora da volta do fornecimento normal de água a dois dos principais complexos populacionais da cidade: Nova Marabá e Cidade Nova. Mais de 20 mil unidades consumidoras estão com as torneiras vazias há dois dias, desde que uma adutora da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Pará (Cosanpa) estourou, na tarde de 13 de setembro. Na ocasião, os conjuntos de motor-bombas da estação de captação de água ficaram inundados. Desde ontem, técnicos trabalham na recuperação do sistema, apostando na soldagem das peças.

Para Jeane de Souza Cunha, proprietária de um restaurante na Folha 7, a situação está bem crítica. Ela tem contado com a colaboração de vizinhos e amigos para manter o estabelecimento funcionando.

“Se a água não chegar não vai ter como trabalhar, vou ter que frechar. Até porque a água dos vizinhos não vai durar dois dias”. Segundo ela, quem é comerciante não consegue tocar o negócio em meio à falta de água. Quem também reclamou da situação foi Luzinete Oliveira. Apesar de ter um poço em casa, ela revelou que não tem saúde mais para ficar “puxando água” para uso doméstico. “Hoje mesmo, eu ia lavar roupa e não lavei, porque não tinha água”.

Leia mais:

Ela contou que tem compartilhado o poço com alguns vizinhos, que também estão necessitados, devido ao problema geral no abastecimento de água. Ouvido pelo CORREIO, o comerciante Altino Ribeiro contou que não é mais cliente da Cosanpa. “Não uso água da Cosanpa, porque vive faltando”. Ele disse que mandou fazer um poço na residência em que mora, depois do período de racionamento implantado pela companhia no ano passado, e que não pretende voltar a ser usuário da empresa.

O que diz a Cosanpa

Em nota divulgada nesta sexta (14), a Cosanpa revelou que os reparos na Estação de Tratamento da Nova Marabá já foram iniciados. Confira o comunicado na íntegra:

“A Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa, iniciou na manhã desta sexta-feira, 14, o reparo na Estação de Tratamento da Nova Marabá. Ontem, quinta, 13, por volta das 16 horas, a adutora localizada dentro da estação, rompeu e o conjuntos motor-bombas chegaram a submergir com o vazamento provocado pelo rompimento.

Ainda na quinta, uma equipe técnica de Belém se deslocou para Marabá com uma nova tubulação, de 700 mm de adutora em aço para fazer a substituição do trecho que rompeu. A primeira previsão da equipe de manutenção é que o serviço leve toda esta sexta-feira e encerre no final do dia. Os núcleos, Nova Marabá e Cidade Nova estão com o fornecimento de água suspenso até o retorno do funcionamento da estação”. (Com informações de Josseli Carvalho)