Uma comemoração de título de campeão do Copão das Folhas (torneio de futebol amador da Nova Marabá) quase termina em tragédia na noite de domingo (25). Pelo menos quatro criminosos (dois armados) invadiram a casa de eventos, na Folha 33, onde acontecia a festa e atiraram nos convidados. O saldo da empreitada criminosa foram 10 pessoas baleadas: seis adultos e quatro crianças. Foi um verdadeiro milagre ninguém ter morrido.
As vítimas foram levadas inicialmente para o Hospital Municipal de Marabá (HMM) e, até onde se sabe, nenhum dos baleados corre risco de morte.
Até o final da tarde desta segunda-feira (27), ninguém havia registrado Boletim de Ocorrência (BO) Policial a respeito do atentado, de modo que a Polícia Civil registrou de ofício, por se tratar de crime de natureza pública.
Leia mais:De acordo com o que foi apurado até o momento pela Polícia Civil, era por volta das 21h30 quando os criminosos chegaram ao clube e dois deles passaram a atirar na direção das pessoas. Os adultos atingidos estavam perto da piscina onde as crianças brincavam. O desespero foi terrível. Crianças de 6 a 10 anos foram atingidas nos membros inferiores.
Por sorte, os atiradores erraram muitos tiros, atingido o chão, paredes e o muro da casa de eventos. Outro fator que contribuiu para que não ocorresse uma chacina foi uma porta dos fundos, por onde muita gente correu. Se não existisse essa saída, as pessoas ficariam encurraladas.
Ao que tudo indica, havia pessoas na festa (os chamados “convidados de convidados”), que podem ser membros de alguma facção criminosa possivelmente envolvidas em um assassinato que ocorreu no dia 18 na praça da Folha 33. Por isso, a Polícia não descarta que o ataque de domingo tenha sido uma represália pelo assassinato do dia 18.
A Polícia Civil requisitou diligências e perícias preliminares. Imagens de câmeras de segurança da área devem ser utilizadas para tentar identificar os criminosos. Inclusive, já existe um vídeo circulando em grupos de WhatsApp que mostra o carro dos criminosos em fuga. Trata-se de um Corsa Sedan modelo G3, cujo ano de fabricação está entre 2008 e 2012, de cor clara. (Chagas Filho)