Na manhã desta terça-feira (5), os comandantes do 34º e 4º Batalhão de Polícia Militar, respectivamente, major Edson Ribeiro e coronel Dayvid Sarah Lima, junto com a tenente Gabrielle, subcomandante da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME), apresentaram o relatório das atividades do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) no ano de 2020.
Segundo os números da PM, os municípios que compreendem o CPR II, apresentaram uma queda significativa em Marabá, Parauapebas, Rondon do Pará, Itupiranga e Eldorado do Carajás.
Houve uma redução de 20% nos crimes violentos registrados, quando comparados ao ano de 2019, entre eles: 2.149 furtos (-22%); 894 roubos (-13,21%); e 3 latrocínios (-37,05%).
Leia mais:Um crime que merece um detalhamento maior é o de homicídios registrados, tendo uma queda de 16,76% em todos os municípios do CPR II, representando 59 vidas que foram preservadas. Especificamente em Marabá, a diminuição de homicídios foi de -33,03%, tendo preservado 45 vidas. Em 2018, o CPR II registrou 171 homicídios e, em 2019, 135.
Em se tratando do 4º BPM, foram realizadas 205 operações, 3.271 chamados de ocorrências atendidos, 43 armas apreendidas, 17 foragidos recapturados, 812 detenções de adultos e 79 de adolescentes, além de oito mandados de prisão, cumpridos em apoio à Polícia Civil. Tudo isso em 2020.
“Com esses números, podemos observar que essa redução se deu graças à integração de várias informações de órgãos, que colaboraram para atendermos todos esses casos e combatermos esses crimes”, avalia o comandante Dayvid.
Em tempos de pandemia, foram notáveis os números de casos de violência doméstica registrados, além das próprias denúncias recebidas. Segundo as autoridades policiais, foram 155 casos atendidos. “Com a Patrulha Maria da Penha, acompanhamos 625 casos”, acrescentou o comandante Dayvid.
E o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), também apresentou números satisfatórios para o CPR II, educando e orientando 2.907 crianças. Segundo o Ministério da Educação, o programa possui “ênfase na prevenção ao uso de drogas. As aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário”.
“Agradecemos a população, que também colaborou e participou com denúncias, confiando em nosso trabalho. Também nos dirigimos a cada policial que está operando 24 horas nas ruas, pela segurança da população e, claro, o apoio do nosso comandante geral, coronel José Dilson; do nosso secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado; e nosso governador do Estado, Helder Barbalho”, agradeceu o comandante Dayvid. (Zeus Bandeira)