Correio de Carajás

Crianças brasileiras estão atrás de Azerbaijão e Uzbequistão em ranking de habilidades de leitura

Foto: Reprodução

A capacidade de leitura de crianças brasileiras entre 9 e 10 anos está bem abaixo do esperado, segundo teste conduzido pela Associação Internacional para Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e cujos resultados foram divulgados pelo Inep. Segundo a pesquisa, o Brasil ocupa a 39ª posição entre 57 países e está atrás de países como Azerbaijão e Uzbequistão.

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) mais recente, de 2021, aponta que o Brasil alcançou uma pontuação média igual a 419 em compreensão de leitura, resultado significativamente inferior a 58 dos 65 países participantes da avaliação.

Nesse aspecto da avaliação, o desempenho dos estudantes brasileiros se assemelha ao das crianças de Kosovo (421) e Irã (413). Esse resultado, segundo o estudo, evidencia que os estudantes, ao lerem textos literários e informacionais com nível de dificuldade “fácil”, são capazes de localizar e recuperar informações explícitas.

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Os estudantes brasileiros também se mostram capazes de fazer inferências diretas sobre alguma ação do personagem, no caso de textos literários, ou sobre a razão para um determinado resultado, no caso de textos informativos. Veja o ranking abaixo:

1° Singapura – 587
2° Irlanda – 577
3° Hong Kong – 573
4° Federação Russa – 567
5° Irlanda do Norte – 566
6° Inglaterra – 558
7° Croácia – 557
8° Lituânia – 552
9° Finlândia – 549
10° Polônia – 549
11° Estados Unidos – 548
12° Taipei Chinesa – 544
13° Suécia – 544
14° Austrália – 540
15° Bulgária – 540
16° República Checa – 540
17° Hungria – 539
18° Dinamarca – 539
19° Noruega – 539
20° Itália – 537
21° Macau SAR – 536
22° Áustria – 530
23° Eslováquia – 529
24° Letônia – 528
25° Holanda – 527
26° Alemanha – 524
27° Nova Zelândia – 521
28° Espanha – 521
29° Portugal – 520
30° Eslovênia – 520
31° Malta – 515
32° França – 514
33° Sérvia – 514
34° Albânia – 513
35° Chipre – 511
36° Bélgica (Flamenca) – 511
37° Israel – 510
38° Casaquistão – 504
39° Turquia – 496
40° Bélgica – 494
41° Geórgia – 494
42° Montenegro – 487
43° Catar – 485
44° Emirados Árabes Unidos – 483
46° Barein – 458
47° Arábia Saudita – 449
48° Macedônia do Norte – 442
49° Azerbaijão – 440
50° Uzbequistão – 437
51° Omã – 429
52° Kosovo – 421
53° Brasil – 419
54° Irã – 413
55° Jordânia – 381
56° Egito – 378
57° Marrocos – 372
58° África do Sul – 288

Habilidades básicas de leitura

Ainda de acordo com o levantamento, aproximadamente 38% dos estudantes brasileiros não dominam as habilidades mais básicas de leitura. Essa porcentagem, por exemplo, não sabe recuperar e reproduzir um pedaço de informação explicitamente declarada no texto.

Em 21 países, esse percentual de estudantes sem qualquer domínio sobre a compreensão leitora não passa de 5%, como Irlanda (2%), Finlândia (4%), Inglaterra (3%), Singapura (3%) e Espanha (5%), por exemplo.

Cerca de 24% dos estudantes brasileiros dominam apenas as habilidades mais básicas de leitura. Esse percentual, somado aos estudantes que estão abaixo do básico, representa 62% da população de estudantes do 4º ano do ensino fundamental.

Apenas 13% dos estudantes brasileiros podem ser considerados proficientes em compreensão leitora no 4º ano de escolarização, e são aqueles que alcançam nível alto ou avançado de proficiência. Na Espanha e em Portugal, por exemplo, esse percentual atinge a marca de 36% e 35%, respectivamente.

(Fonte: BHAZ)