Atraente por oferecer lindas paisagens verdejantes e águas cristalinas e frias, o Rio Ararandeua, no município de Rondon do Pará, fez mais uma vítima fatal, registrando o segundo caso de morte por afogamento em 24 horas no município. A vítima foi o pequeno Marcos Daniel Castelo Branco. de apenas 4 anos de idade, que morreu durante um banho.
Na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 15 horas, Marcos Daniel estava na companhia de familiares em uma chácara, localizada na Vicinal Surubiju, zona rural do município, distante 3 km da cidade. Segundo moradores próximos, estava acontecendo uma comemoração de aniversário no sítio e em dado momento Marcos Daniel entrou no rio de águas correntes.
A ausência dele foi notada enquanto a mãe fazia um vídeo do local e durante as filmagens o filho não apareceu. Ao se darem conta de que a criança não era vista há um bom um período de tempo, os outros banhistas começaram a gritar pelo nome da vítima e caçá-la nas águas.
Leia mais:Em áudios que circulam em grupos de WhatsApp, uma tia da vítima relata em desespero o sentimento durante as buscas. “Não sabemos direito o que aconteceu. Tem mais ou menos uma hora que a gente não o vê mais. A polícia já tá aqui e um rapaz já vai mergulhar pra procurar”, afirma.
Minutos mais tarde, aos prantos, outro áudio dela circula, confirmando terem encontrado o menino sem vida: “Já acharam, gente. Acharam ele morto”.
Sem querer se identificar, ela conversou com a reportagem do Correio de Carajás e disse que como era uma segunda-feira e a mãe de Marcos Daniel estava de folga, os familiares resolveram ir ao local descansar. “Quando demos conta de que ele havia sumido, o procuramos por toda a área e até em outra chácara do lado, onde tinha uns homens. Eles se disponibilizaram e ajudaram nas buscas. Pouco tempo depois um deles encontrou o corpo preso em raízes no fundo d’água, em uma chácara ao lado”, disse ela, acrescentando que desde as 10 horas eles estavam no sítio. “Estávamos todos na esperança de o encontrarmos com vida, pensávamos que ele tinha pegado a estrada, sei lá. Ele era o xodó da mãe. Quando o corpo dele foi resgatado ela nem estava lá porque tinha ido pra rua pra ver se ele tinha ido embora”, finalizou.
Um vídeo feito com um drone mostra o desespero enquanto as buscas eram realizadas e até o momento em que o corpo de Marcos Daniel foi encontrado por um voluntário.
Por volta das 16 horas a Polícia Civil foi acionada e a equipe já encontrou a vítima em local plano e coberto por uma toalha. A Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Polegar, onde Marcos Daniel cursava o maternal, decretou luto e suspendeu as aulas durante esta terça-feira (26).
O corpo de Marcos Daniel precisou ser submetido ao exame de necropsia no Instituto Médico Legal de Marabá e por volta das 3 horas chegou de volta à residência da família, na Rua Bahia, n⁰ 50, no centro da cidade, onde está sendo velado. (Luiz Carlos – Freelancer)