Correio de Carajás

Covid19: Governo do Pará anuncia compra de 3 milhões de doses de vacinas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Governo do Pará vai comprar 3 milhões de vacinas contra Covid-19 de laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho nesta terça-feira (23), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar a aquisição de doses por estados e municípios.

Mesmo com a nona maior população do Brasil – 8.702.353 habitantes -, o Pará é o estado que recebeu do Ministério da Saúde, proporcionalmente, a menor quantidade de vacinas contra a doença. O governo federal enviou 315.840 doses, suficientes para imunizar apenas 2,10% da população, o que coloca o Estado em último lugar no ranking nacional da vacinação.

“Nós estamos acompanhando o Plano Nacional de Vacinação (PNI), e lamentavelmente as doses de vacinas ainda são pequenas, o que nos impede de avançar com um maior número de pessoas imunizadas. Com esta decisão, nós reforçaremos o que já havíamos feito na semana passada, junto ao Fórum de Governadores da Amazônia e Fórum de Governadores do Brasil, para montarmos um plano de estados que garantam a aquisições de vacinas de diversos laboratórios autorizados”, explicou Helder Barbalho.

Segundo o chefe do Executivo estadual, o Governo do Pará já tem recursos assegurados para adquirir as 3 milhões de doses para distribuir pelos 144 municípios paraenses. “Isso permitirá que nós avancemos de maneira estratégica para, o mais rápido possível, imunizar a nossa população, e com isso salvar vidas. As pessoas poderão voltar às condições normais de convívio, fortalecendo não apenas as relações sociais que tenham sido prejudicadas, como também fortalecendo a economia, para gerar emprego, renda e trazer desenvolvimento ao Estado”, frisou o governador.

Nova remessa – Em reunião com o governador Helder Barbalho, no último dia 18 de fevereiro, em Santarém, na região Oeste, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 até 30 de março, sendo que a primeira remessa deve ser entregue até esta quarta-feira (24). O Estado continua aguardando informações do Ministério da Saúde sobre essa demanda.

Como medida preventiva, Eduardo Pazuello adiantou ainda que o Ministério da Saúde vai enviar 10 miniusinas de fabricação de oxigênio para o Oeste do Estado e o arquipélago do Marajó. Os equipamentos devem ser entregues no prazo de 45 a 60 dias. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro está em passeata pela cidade de São Paulo, em manifestação organizada por integrantes de clubes de…
Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Morreu neste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Segundo o genro do político, Joel Braga,…
Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

No lugar da boneca e do carrinho, a enxada e a vassoura. No lugar do tempo para estudo e descanso,…
Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

  A história de Juliana Milhomem e Victoria Kaline é semelhante à de Polyana e Amanda. Ambas se conheceram em…
Mulheres que são felizes com outras mulheres

Mulheres que são felizes com outras mulheres

“Consideramos justa toda forma de amor”. Parafraseando Lulu Santos, começamos essa história com o trecho da emblemática música “Toda forma…
Namoro que floresce no meio na pandemia

Namoro que floresce no meio na pandemia

Sílvia e Moisés e se tornaram amigos inseparáveis, contavam tudo um para o outro, até se ajudaram a ficar com…