Correio de Carajás

Covid-19: Novo decreto endurece medidas em Itupiranga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
3 Visualizações

A utilização de máscaras de proteção facial em ambientes públicos e estabelecimentos comerciais de Itupiranga passa a ser obrigatória por conta do Decreto Municipal nº 02/2021, assinado nesta segunda-feira (11) pelo prefeito interino José da Aparecida Soares Menez, o “Professor Menezes”. A medida segue orientações da Secretaria Municipal de Saúde. O descumprimento do decreto prevê advertência e multa de R$ 200 em caso de reincidência.

O documento tem cinco páginas e dispõe, em linhas gerais, sobre a imposição de medidas preventivas necessárias ao enfrentamento da pandemia da covid-19. O município contabiliza, na atualização epidemiológica mais recente, 753 casos confirmados da doença e 36 mortes. 600 pessoas já se recuperaram, ao que a taxa de recuperação é de 87,6%. 1.997 casos foram descartados em Itupiranga desde abril do último ano.

Fica determinado, para todos no âmbito do município de Itupiranga, o uso obrigatório de máscara sobre nariz e boca em espaços públicos; dentro dos veículos; no transporte coletivo de passageiros; em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; e em templos religiosos. Cabe aos estabelecimentos também disponibilizar, em local visível e de fácil acesso, álcool líquido ou em gel a 70% e um ou mais funcionários na entrada para auxiliar na higienização das mãos dos clientes que entrarem e saírem. Esses mesmos funcionários também são incumbidos de impedirem o acesso de pessoas sem máscara ou que se recusem a purificar as mãos e assegurarem a distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

Leia mais:

A Prefeitura Municipal também endurece contra as aglomerações em casas noturnas, boates e danceterias, proibindo até a realização de eventos na orla da beira-rio de Itupiranga. Entre esses eventos, estão festejos, exposições, cavalgadas, vaquejadas, festas carnavalescas, eventos esportivos ou religiosos e demais que incorram em grande número de pessoas.

O serviço de transporte coletivo de passageiros deverá funcionar com o máximo de 50% da capacidade do veículo, garantindo a distância mínima de 1 metro entre as pessoas. É dever do condutor disponibilizar álcool líquido ou em gel aos passageiros e higienizar o veículo com água sanitária ou álcool líquido ao fim de cada viagem. Em caso de descumprimento, o condutor será penalizado, o veículo será conduzido até o local de origem e desocupado até a capacidade autorizada, devendo o condutor providenciar o imediato reembolso dos passageiros no valor integral do passe, sob pena de condução à delegacia de polícia.

As igrejas também só poderão funcionar com limite máximo de 50% da capacidade, devendo o responsável organizar grupos de religiosos a cada horário. Deve haver alternância entre os assentos no local de culto e proibição do grupo de risco, qual seja aquele que compreende pessoas acima dos 60 anos de idade ou que possuam fatores de risco (hipertensão, diabetes, obesidade, cardiopatia e outros). A medida é vista como desproporcional pelos cidadãos de Itupiranga. (Da Redação)

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Músicos fecham acesso à ponte rodoferroviária com barreira

Conforme prometido previamente, a categoria dos músicos da noite de Marabá, que estão sem poder trabalhar há várias semanas, em…
Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

Pará se destaca na Amazônia em transparência de dados ambientais

O relatório “Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal: o acesso à informação e a disponibilização de dados públicos”, lançado…
MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para as bolsas remanescentes…
Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

A cultura paraense é marcada por forte influência indígena. A contribuição do povo mais antigo no solo brasileiro pode ser…
Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Pandemia de covid-19 "está longe de terminar", diz chefe da OMS

Confusão e negligência no combate à Covid-19 fazem com que a pandemia esteja longe de terminar, mas a situação pode…
MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

MST programa ações em torno dos 25 anos do Massacre de Eldorado

Entre os dias 10 e 21 de abril, o Movimento Sem Terra (MST) tem ações afirmativas programadas em torno da…