Parauapebas já registra casos de Covid-19, causada por coronavírus, por transmissão comunitária. A médica Larissa Sousa, que atua no município, explica que o fato acontece quando há um elo de cinco indivíduos ou mais e um transmite para o outro. “Quando eu tenho o número maior que cinco se dá o nome de transmissão comunitária”, diz.
A especialista detalha que o indivíduo testado positivo, que não viajou, não teve contato com ninguém que viajou, está no local há pelo menos 15 dias e foi contaminado pela Covid-19 é um exemplo de transmissão comunitária.
A médica destaca um motivo para o agravamento dos números de contaminados pela doença. “Tem um percentual muito alto de assintomáticos, eles transmitem, são sintomas muito brandos, a pessoa vai sentir um resfriado muito leve, mas vai estar contaminando”
Leia mais:Larissa Sousa defende o isolamento social, a adoção das medidas de higiene, como lavar as mãos, e o uso de máscaras como medidas para evitar a contaminação, já que não há vacina para combater a doença. “Quanto maior a densidade populacional, maior a capacidade de transmissão”, ressalta. (Theíza Cristhine e Natália Brito)