Correio de Carajás

Covid-19: Helder anuncia que Hospitais de Campanha ganharão UTIs e cobra responsabilidade dos municípios

Via Twitter, o governador Helder Barbalho anunciou na noite deste domingo (19) novas medidas de combate à Covid-19, que contabilizava neste final de semana 685 casos confirmados e 34 óbitos. Devido ao aumento de casos graves, ainda no domingo, segundo Helder, começaram a ser instaladas 20 novas UTIs e até o final da semana serão mais 17 no Hospital de Campanha de Belém, totalizando 37 unidades disponíveis inicialmente.

Informou, ainda, que os 400 respiradores e as 1.600 bombas de infusão compradas da China já saíram de Pequim para Xangai e o material passará por vistoria no dia 23, saindo do local no dia 25 de abril, rumo à Belém.

Para tentar evitar que o estágio do paciente suspeito avance, o estado declarou que estará ofertando exames de tomografia no Hospital de Campanha de Belém nas próximas duas semanas.

Leia mais:

Nesta segunda-feira (20) a administração começa habilitação para chamamento público de novos exames de tomografia que serão ofertados à população. “Vamos disponibilizar os serviços no Hospital Metropolitano, Policlínica e também em cinco estruturas móveis que estarão em bairros da capital”, declarou.

Caso o laudo do exame de tomografia aponte estágio inicial da doença, o paciente realizará o tratamento de azitromicina na residência, já que os efeitos colaterais são mais leves. Foram contratadas nove ambulâncias que vão ficar exclusivamente para a logística de paciente com Covid-19, em Belém. “Estaremos fazendo ainda chamamento para hotéis que abrigarão os profissionais de saúde que estão trabalhando e durante a pandemia”.

Sobre os municípios, Helder diz que o Governo do Estado está dando apoio, mas alerta que as Prefeituras precisam fazer a sua parte. A Secretaria de Estado de Saúde, também neste domingo, anunciou que os hospitais de campanha de Marabá, Santarém e Breves terão 30% dos leitos transformados em UTIs.

Já a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que no sábado (18) o Pará atingiu 52,02% de taxa de isolamento social, o que fez o estado cair de 3ª colocado (52,30%) na sexta-feira, para a 8ª posição nacional. “Permanecemos na faixa de 52%, o que nos leva a entender que a população vem se mostrando consciente, porém é preciso lembrar que o recomendado pelas organizações de saúde é 70%”, informou o órgão. (Luciana Marschall)

Imagem