Dentro do plano de aumento da oferta de atendimento a pacientes com o novo coronavírus (covid-19), o governador Helder Barbalho confirmou na noite de quinta-feira (4) o advento de mais 18 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Marabá e mais 26 leitos clínicos. Ao todo, no Estado, serão mais 234 leitos exclusivos, ampliando o total geral para 1.270.
Em Marabá, parte dos leitos, oito de terapia intensiva, vai ficar no Hospital Municipal (HMM) em parceria do Estado com a Prefeitura Municipal. Ali, também, mais 16 leitos clínicos. Os outros 10 leitos de UTI serão abertos no Hospital Regional do Sudeste do Pará, ampliando para 35 a disponibilidade.
ESTADO
Leia mais:A ampliação começou na terça-feira (2) e será gradual ao longo da semana no Hospital de Campanha do Hangar, Santa Casa e Hospital Regional do Sudeste do Pará.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) vai ampliar a oferta de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Ao todo, serão disponibilizados mais 150 leitos, dentre eles, 110 são leitos clínicos e 40 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Serão 100 leitos clínicos e 20 leitos de UTI, no Hospital de Campanha do Hangar; 10 leitos de UTI, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
“Começamos a implementar a ampliação dos leitos hoje, com abertura gradual ao longo desta semana. Essa é uma estratégia que está sendo adotada pela Secretaria de Saúde, preventivamente, colocando mais leitos à disposição na rede, nossa retaguarda toda montada para o atendimento de pacientes com Covid-19″, informa o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.
O Hospital de Campanha do Hangar já contava com 100 leitos de UTI, agora serão 120 no total. Na segunda-feira (1º), a unidade também recebeu um acréscimo de 50 leitos clínicos e, ao longo da semana, terá um novo aditivo de 100 leitos, totalizando 300 leitos clínicos. O Hospital de Campanha terá 420 leitos disponíveis para o atendimento de pacientes com Covid-19.
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará já tem 33 leitos exclusivos para pacientes com a doença, distribuídos em oito leitos clínicos adultos, 15 leitos clínicos pediátricos e 10 UTI pediátricas. Com o acréscimo, a unidade passa a disponibilizar um total de 43 leitos exclusivos para Covid-19.
CASTANHAL
O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou na sexta-feira (26/2) o Hospital Regional de Castanhal, unidade que, neste primeiro momento, fará atendimento exclusivo de pacientes acometidos pela Covid-19.
O Hospital Regional de Castanhal conta com 20 leitos de UTI e outros 30 leitos clínicos. A unidade é voltada para o atendimento de casos do novo coronavírus. O local não fará atendimento de urgência e não será portas abertas, atendendo apenas os pacientes que vierem encaminhados via regulação estadual. (Da Redação)