Correio de Carajás

Covid-19: Barreiras da PM coíbem viagens intermunicipais

Dando cumprimento ao decreto assinado ontem (8) pelo governador do Pará, Helder Barbalho, editando decreto anterior que trata do combate ao Coronavírus, a Polícia Militar está montando barreiras em todo o Estado do Pará, para impedir viagens intermunicipais durante esse período de Semana Santa. Especificamente em Marabá, os dois batalhões estão com cinco barreiras montadas desde a meia-noite de ontem (7). O bloqueio começou nesta quarta-feira (8) e se estende até segunda-feira (13).

De acordo com o tenente Dayvid Sarah Lima, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, as barreiras para conter a circulação de ônibus e vans foram montadas em Nova Ipixuna, Palestina do Pará e São João do Araguaia. Além disso, foram colocados dois piquetes em Marabá, sendo um no Núcleo Morada Nova (PA-150) e outro na Vila Sororó (BR-155).

Inclusive, o coronel confirmou que nesta madrugada, em Marabá, foram parados dois ônibus que seguiam para Parauapebas. Um dos veículos saiu de Belém e outro de Santarém. Ocorre que os dois ônibus saíram de seus destinos ainda na terça-feira, portanto antes de o decreto do governador entrar em validade, por isso os passageiros puderam seguir viagem.

Leia mais:
Já as barreiras policiais seguem funcionando a todo vapor em Marabá

Por outro lado, o comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, major Edson Bailão Ribeiro, ordenou a composição de barreiras na entrada de Itupiranga e também na Vila de Cajazeiras, que fica entre Itupiranga e Novo Repartimento (Rodovia Transamazônica).

Vale dizer que, nas barreiras, os policiais estão parando também algumas pessoas que viajam em veículos particulares para prestar orientações e ainda fazendo algumas vistorias nos veículos para identificar possíveis armas ou drogas, que já é o trabalho de praxe da Polícia Militar.

O decreto

O decreto que prevê o fechamento dos acessos a municípios, em transporte rodoviário e fluvial, não se restringe apenas ao feriado da Semana Santa (de 8 a 13 de abril), mas também abrange o feriado do Dia de Tiradentes, com barreiras no período de 17 a 22 deste mês.

O objetivo do decreto é evitar ao máximo a proliferação do novo Coronavírus em municípios com menor infraestrutura hospitalar. De acordo com o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, o acesso a todas as praias, balneários, igarapés e clubes também está proibido, sob pena de pagamento de multa ou até abertura de procedimento policial.

Ainda pela alteração do Decreto Estadual 609 (de 16 de março de 2020), reeditado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), de 06 de abril, o limite de pessoas em eventos, reuniões, manifestações, carreatas e/ou passeatas, de caráter público ou privado, não pode ser superior a dez pessoas. No entanto, isso não significa a vedação ao funcionamento do comércio.

Missão dupla

Nas cidades de São João do Araguaia e Palestina do Pará, a Polícia Militar tem duas missões: além de coibir o transporte intermunicipal, os militares estão auxiliando as secretarias municipais de Saúde na chamada barreira sanitária.

Segundo explicou o coronel Dayvid, ao CORREIO, o trabalho dessa barreira consiste em entrevistar os viajantes, questionando a procedência e o destino, e também aferir a temperatura corporal para verificar se alguém está em estado febril. “É uma missão dupla”, resumiu o coronel. (Chagas Filho)