Paulo Barbosa, gestor da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em Marabá, informou ao Correio de Carajás nesta manhã, quarta-feira (4), que falta de água percebida em grande parte da cidade durante todo o dia de ontem, terça (3), se deu em razão de oscilação de energia fornecida pela empresa Celpa.
Hoje, afirma, o abastecimento foi normalizado. “Já não há falta de água. O que ocorreu ontem foi que a energia fornecida pela Celpa teve uma alteração e, ao mover as bombas que são por essa energia, teve corrente muito alta, oscilante, que fez que as bombas fossem desarmadas. Por precaução, tivemos que desligar todo o sistema”, explicou.
Barbosa acrescenta que este tipo de situação é inesperada e não há como informar previamente os consumidores e nem prever por quanto tempo o fornecimento pode permanecer suspenso. “Quando é previsível, quando vamos fazer algum serviço, aí a gente diz publicamente para que todo mundo possa se precaver”, diz, acrescentando que não pôde ser feito nesta ocasião.
Leia mais:“Neste caso, tivemos que desligar todo o abastecimento, mas o consumo continuou e a rede foi esvaziada. Até a energia ser restabelecida tivemos várias horas e a água na tubulação foi toda consumida. Quando voltamos a ligar as bombas a rede já estava seca e até recompor levou algumas horas”.
Procurada pelo Portal Correio de Carajás, a assessoria de comunicação da Celpa enviou nota à Redação informando que o fornecimento de energia na Estação de Água da Cosanpa foi restabelecido às 12h20 de terça-feira (3).
“A falta de energia ocorreu após a falha em uma chave de manobra da Subestação Marabá, localizada no Bairro Nova Marabá. Equipes da Celpa prontamente foram até o local e fizeram a substituição do equipamento. A concessionária lamenta os transtornos causados e informa que suas equipes não mediram esforços para restabelecer o serviço o mais breve possível”, diz o posicionamento. (Luciana Marschall – com informações de Elson Gomes/Rádio Correio FM)