A manhã de sábado, 7, foi de confraternização nas escolas municipais de Marabá. O Dia D da Família na Escola é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e tem o objetivo de levar os pais e responsáveis para um ambiente de co-responsabilização, mostrando a importância no processo de aprendizagem de crianças e jovens.
O Correio de Carajás aproveitou a oportunidade – pais e alunos reunidos no ambiente escolar – para homenagear as mães dos alunos do 5º ano B, da Escola Silvino Santis, na Folha 33.
Há duas semanas, a editoria do Portal lançou um desafio aos alunos: que produzissem poesias para homenagear suas mães.
Os alunos aceitaram o desafio e entregaram ao editor do Correio de Carajás, Ulisses Pompeu. Desde a última segunda-feira, 2, entre quatro e cinco poesias estavam sendo publicadas diariamente no Portal.
Leia mais:Cinco delas foram escolhidas pela equipe para receberem presentes dos parceiros do Grupo Correio de Comunicação: Vanelli Magazine, Floricultura Bambu, Chics Presentes, Cine A e Chiquinho Sorvetes.
A jornalista Ana Mangas esteve na Escola Silvino Santis e agradeceu à parceria com a direção e a coordenação pedagógica. “O Grupo Correio está localizado na Folha 33, mesmo bairro da Escola. Queremos estreitar os laços com a comunidade, principalmente com as crianças. Esse desafio da poesia foi emocionante de ler. Elas refletem a relação de amor e afeto que os filhos têm com as mães”, disse.
Eduardo Neves, Ana Alice, Layza Moraes, Eduardo Benevides e Raylson Messias foram os cinco alunos escolhidos para presentear as mães.
Silvia Oliveira, diretora da Escola Silvino Santis, relembrou o dia em que Ulisses Pompeu apresentou a proposta. Ela conta que os alunos ficaram apreensivos. “Eles ficaram preocupados. Mas o Ulisses conversou com eles e aí eles começaram a se animar. Foi maravilhoso, eles ficaram motivados. E a cada dia que saía uma reportagem com as poesias eles ficavam encantados”, fala.
Sobre a entrega dos brindes e a leitura das poesias, a diretora se emociona. “Fechou o desafio com chave de ouro. Só tenho a agradecer a vocês. A gente sabe a região que a gente está inserida e trabalhamos nessa escola com amor e preocupação. Essas parcerias fazem com que eles se sintam valorizados e a gente pode conseguir transformar a vida dessas crianças”, disse Silva Oliveira.
Mãe de Eduardo Benevides, de 10 anos, Leidiane Silva conta que o filho passou por problemas de saúde na infância e ficou com algumas sequelas, como dificuldade na fala. “Ele não fala. Mas, consegue se expressar, tem amigos, brinca muito, e também é bem nervoso, estressado”, conta sorrindo a mãe.
Leidiane diz que ficou surpresa com a homenagem e pelo filho ter sido escolhido. “Não imaginava que ele seria escolhido. Estou feliz pela homenagem”.
Udisleia dos Santos, 36 anos, é mãe de Raylson Messias, outro aluno que teve a poesia escolhida para presentear a genitora. “Meu filho é aquele rapazinho gente boa. Ele é um menino muito bom. Estou muito emocionada e orgulhosa pela poesia que ele escreveu. Ele estava nervoso, pediu ajuda ao irmão mais velho porque queria fazer algo bem feito. Ficou linda. Não sabia que ia ser escolhida”, conta.
O Correio de Carajás agradece o apoio da direção e coordenação pedagógica da Escola por aceitar o desafio.
(Da Redação)