Correio de Carajás

Correio de Carajás celebra 100 mil seguidores no Instagram

Nos últimos 30 dias, o Correio de Carajás chegou a outro número histórico, ao alcançar 601.250 contas na rede social

Equipe do Portal Correio e convidados celebram o alcance histórico e por meio das redes sociais

O Correio de Carajás é um complexo de notícias que conecta de maneira simbiótica o conteúdo do site e das redes sociais, sobretudo o Instagram. O entrelace desse tricô tecnológico garante que as reportagens do meio de comunicação se espalhem rapidamente entre os leitores, sejam aqueles que buscam a informação acessando diretamente o endereço eletrônico, ou aqueles que consomem de maneira ferrenha o que é compartilhado através do feed, reels e storys do @correiodecarajás, do X ou ainda do Facebook.

A marca de 100 mil seguidores do Instagram – extraordinária por si só – é reflexo do trabalho de excelência realizado por toda a equipe que compõe o Portal Correio de Carajás, desde quando iniciou sua trajetória online, lá em maio de 2017.

Atualmente, o time de peso conta com treze repórteres, quatro editores, dois social media, dois fotógrafos, um editor de vídeo e um administrador de postagens. Através destas mãos o conteúdo publicado no Portal e perpetuado no Instagram, é levado para os aparelhos eletrônicos de milhares de pessoas de Marabá, do Brasil e até do mundo.

Leia mais:

Dos 100 mil seguidores na rede social, 51,6% são de Marabá, o que não é surpresa para ninguém, considerando que o Portal Correio de Carajás é o mais acessado do interior do Pará.

Os 48,4% são distribuídos entre cidades da região e até mesmo a capital do Estado. Sendo 8,1% de Parauapebas (a segunda casa do meio de comunicação); 2,1% de Belém e 1,5% de São Domingos do Araguaia. Além de outros inúmeros municípios.

E os seguidores vão além e ultrapassam as fronteiras brasileiras. Ainda que 97% estejam em terras nacionais, os outros 3% estão distribuídos em países como Portugal, Estados Unidos, Turquia e Nigéria.

A prova de que além da internet diminuir as distâncias do mundo, a partir do seu amplo alcance, ela torna o conteúdo do Portal relevante e acessível para a população global.

E é importante ressaltar que as mulheres são as que mais procuram o Correio de Carajás como fonte de informação. Esse dado é refletido nos 60,5% de seguidores do público feminino. Ou, na linguagem da rede social, #Mulheresnotopo.

Com um conteúdo diverso, que dialoga com questões políticas, sociais, humanas, culturais e que fala sobre meio ambiente, casos de polícia e entretenimento, o @correiodecarajas é prestigiado por um público jovem, a famosa geração millenial, que está concentrado na faixa etária de 26 a 34 anos, representando 37,8% dos seguidores.

Mas a geração Z também acompanha o Portal, viu? Os “xóvens” de 18 a 24 anos representam 22,2% do público. E, também, mantém cativo uma faixa etária mais madura, de 35 a 54 anos, que abarca uma fatia de 32,1% dos seguidores.

Bolo simbólico marca a nova conquista do Portal Correio de Carajás por meio do Insta

VIRALIZOU

Em um tempo de conteúdo instantâneo, que viraliza tão rápido quanto a velocidade da internet, o Correio de Carajás se destaca levando informação através do reels.

O recurso é utilizado de maneira inteligente pela equipe, que está sempre atenta às preferências de seu público. Os social media já perceberam que os seguidores do Portal gostam de acompanhar os lances policiais tão logo eles acontecem, e também têm preferências por aquelas histórias que emocionam e tiram suspiros, ou lágrimas.

Mas, é como dizem por aí: todo grande empreendimento veio debaixo.

O início dos conteúdos em vídeo foi singelo e pouco marcante. O primeiro foi postado em 22 de maio de 2017 e falava sobre os destaques do jornal Fala Cidade de Parauapebas, rendendo apenas 32 visualizações.

De lá para cá o trabalho árduo de divulgação de notícias através de um material dinâmico vem rendendo bons frutos.

Em 2023, a reportagem do Correio de Carajás foi a primeira a cobrir o triste episódio que ocorreu na pista do Aeroporto João Correa da Rocha, em Marabá.

A postagem que divulgou a notícia já teve mais de 700 mil visualizações e ultrapassou as 10 mil curtidas.

Já em 2024, o vídeo que mostra policiais de Marabá salvando a vida de um recém nascido de 10 dias, emocionou os seguidores, que assistiram a gravação mais de 80 mil vezes.

E se levar a notícia através do texto é a alma do Portal, informar os seguidores por meio de vídeos se tornou o coração do Correio de Carajás.

O recurso passou a ser usado de maneira estratégica e com mais afinco desde 2021, quando a equipe de reportagem passou a trabalhar de maneira multimídia, unindo as entrevistas escritas com as imagens capturadas em vídeo.

Somado a tudo isso, as lives realizadas pela equipe que comanda a rede social do Portal ganharam o coração dos seguidores, principalmente em eventos marcantes na cidade, como é o caso do Festejo Junino. Desde 2022 o time acompanha todas as noites de festa e leva um pedacinho dela, para quem não pode estar presente naquele momento.

De 2017 para cá, a riqueza dos conteúdos tem sido lapidada dia após dia pelas mãos competentes da equipe, que está sempre pensando em inovação para a rede social. E se o presente é um prelúdio do futuro, é garantido, então, que o @coreiodecarajas seguirá alcançando resultados incríveis.

Em um mundo que promete cada vez mais tecnologia e recursos digitais em suas interações, o Correio de Carajás segue sendo referência de excelência em sua produção para as redes sociais. Sucesso que já é explícito em um número extraordinário: 100 mil seguidores no Instagram. (Luciana Araújo)