Correio de Carajás

Correio concorre com gigantes e vence 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 24, em Belém, e Ulisses Pompeu, Luciana Marschall e Breno Pompeu foram premiados na categoria texto

Ulisses Pompeu, Luciana Marschall e Breno Pompeu com o Prêmio Sebrae que conquistaram na noite desta quinta-feira/ Fotos: Jader Paes (Sebrae)

Na noite desta quinta-feira, 24, em Belém, o Jornal Correio, de Marabá, foi a grande surpresa ao vencer o 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo – categoria texto – ficando à frente dos outros dois finalistas, O Liberal e G1 Pará. Ulisses Pompeu, Luciana Marschall e Breno Pompeu conquistaram o 1º lugar com a reportagem: “Cacique muda história de aldeia com empreendedorismo”, publicada em junho deste ano no Jornal e Portal Correio de Carajás.

O evento foi promovido pelo Sebrae Pará. Ao todo, 128 reportagens concorreram nas categorias texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, sendo 12 finalistas.  O tema central da 10ª edição era “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”.

Os premiados marabaenses com diretores do Sebrae: a 1ª conquista de um veículo do interior do Pará

Os primeiros colocados das respectivas categorias receberam troféu, um notebook e certificado pelo desempenho na competição, em cerimônia que ocorreu no Espaço Fra, no Bairro Umarizal, na capital paraense. Os integrantes das equipes vencedoras também foram certificados, bem como os classificados em segundo e terceiro lugares. A vitória da etapa Estadual garante aos quatro vencedores do Pará a concorrerem na etapa regional Norte, que permitirá ao vencedor disputar o prêmio nacional.

Leia mais:

A diretoria do Sebrae revelou, durante a cerimônia, que esta é a primeira vez que um veículo do interior chega entre os finalistas do prêmio estadual e, de cara, fica em primeiro lugar. Além de Belém e Marabá, participaram do prêmio jornalistas das cidades de Barcarena, Santarém, Paragominas, Itaituba, Altamira, Ananindeua e Parauapebas.

Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae Pará, disse que as 128 inscrições da Capital e de outros oito municípios, proporcionalmente, colocaram o Pará como o Estado do País que mais entregou inscrições no 10º Prêmio de Jornalismo. “Muito obrigado, jornalistas, por acreditarem no Sebrae, que tem a missão e o compromisso de estimular o empreendedorismo, os pequenos negócios por meio de ações e programas de incentivo, mas não seria devidamente divulgado se não fosse o jornalismo”, sustentou Rubens Magno.

O jornalista Francisco José, que atuou por 40 anos como repórter da Rede Globo, foi o convidado especial do Sebrae Pará para uma palestra e compartilhar sua experiência com os colegas paraenses (leia entrevista com ele ainda hoje no Portal Correio).

Falando em nome do Grupo Correio, no evento, Ulisses Pompeu destacou que a reportagem vencedora foi produzida a oito mãos, com envolvimento direto dele, mas também da colega Luciana Marschall, do videomaker Breno Pompeu, além do trabalho diferenciado de diagramação feito por Dihon Albelt.

“Nosso time já ganhou outras premiações de jornalismo no Estado do Pará, mas perseguíamos o Prêmio Sebrae, a quem reportamos como um dos mais expressivos e que contribuem para divulgar o desenvolvimento de pequenos negócios”, disse Ulisses, agradecendo o apoio que a equipe recebe da diretoria do Grupo Correio de Comunicação.

Ulisses Pompeu é ovacionado pelos colegas presentes ao ser anunciado com vencedor na categoria “Texto”

Pompeu também enalteceu o trabalho do Sebrae em Marabá, que tem como gerente Alrilene Brandão, que promoveu este ano um evento para lançamento do referido Prêmio de Jornalismo e convidou os profissionais de todos os veículos para estimular a produção de matérias relacionadas ao empreendedorismo na região.

Quem desejar ler ou assistir ao vídeo da entrevista vencedora do Prêmio Sebrae pode acessar o link a seguir:

https://linktr.ee/duoprod?utm_source=qr_code

TRABALHOS FINALISTAS

Categoria Texto

– Cacique muda história de aldeia com empreendedorismo – Ulisses Pompeu – Jornal Correio – Marabá.

– Moda do futuro: projeto de bioeconomia cria polo industrial no meio da floresta gerenciado por mulheres ribeirinhas, no Pará – Gil Sóter – G1 Pará.

– Trabalho com T: empreendedorismo resgata pessoas trans excluídas do mercado de trabalho – Tainá Cavalcante Pinheiro da Silva – Oliberal.com

Categoria Áudio

– A vendedora de açaí, a startup e a melhor forma de produzir – Kleberson Santos – Diário Online.

– Incentivos em inovação, ciência e tecnologia estão contribuindo para desenvolver pesquisas que geraram oportunidades de empreendedorismo na Amazônia Paraense – Edna Iolanda Pinto Borges – Rádio CBN.

– Sebrae unindo tecnologia, organização e planejamento na beira do rio no Marajó – Toni Gonçalves – Rádio Clube do Pará.

Categoria Vídeo

– Cultivo do abacaxi é fonte de renda de mais de 2 mil famílias em cidade do Pará – Gustavo Ferreira – TV Liberal

– Empreendedores criam negócios que beneficiam comunidades no Pará – Gustavo Ferreira – Tv Liberal.

– Metrópole das Ilhas – Anna Paula Mello – TV Cultura do Pará.

Categoria Fotojornalismo

– Campanha de apadrinhamento reduz fila da fome em Belém – Oscar Valporto – Projeto Colabora.

– Muito além do lucro, mudanças de vidas – Wagner Almeida – Jornal Diário do Pará.

– Sustentabilidade e empreendedorismo que vem da terra – Tarso Sarraf – Jornal O Liberal.